Os percursos passam por mais de 6 montanhas da Patagônia argentina, além de bosques, picos e lagos
Bariloche, na Argentina, sediará entre os dias 25 e 26 de fevereiro a ‘Carrera 4 Refugios’, uma competição esportiva de trail running (ou corrida em trilha), que reúne participantes de vários países da América do Sul, inclusive do Brasil. O evento contará com seis modalidades distintas. Além de concorrer às premiações de primeiros lugares, os competidores também poderão contemplar as paisagens da região patagônica.
Os percursos do ‘Carrera 4 Refugios’ atravessam mais de seis montanhas, além de passarem por bosques, picos, lagos, rios e rochas da região. O evento ganhou esse nome por englobar quatro refúgios de montanha, o Frey, San Martin (Jakob), Manfredo Segre (Laguna Negra) e López. As modalidades para a competição são 4Refugios Nonstop (44 quilômetros sem parada), 4Refugios Clásica (realizada em dois dias, com parada, sendo 34 quilômetros no primeiro dia e 25 quilômetros no segundo), 3Refugios Clasica (38 quilômetros), 3Refugios Alternativa (versão mais curta do Nonstop, com 38 quilômetros), 2Refugios (34 quilômetros) e 1Refugio (20 quilômetros).
Os percursos iniciam na base do Cerro Catedral, com exceção da prova do 1Refugio, que começa na Colonia Suiza. A corrida em trilha é considerada como de alta montanha. Os trajetos são marcados por fitas e outros materiais sinalizadores para garantir a segurança dos participantes. Além disso, o evento conta com socorristas para auxiliar em casos de necessidade.
Organizado pelo Club Andino de Bariloche, o evento é tradicional em Bariloche. Na ocasião, a cidade recebe competidores de vários países, como Brasil, Chile, Uruguai e até da Espanha. “O Carrera 4Refugios é muito importante para o turismo de Bariloche, pois é um momento em que recebemos vários competidores de fora, que se hospedam nos hotéis da região, desfrutam da gastronomia local e aproveitam para visitar alguns pontos turísticos. Estamos trabalhando para ofertar boas experiências aos visitantes e esperamos que a competição seja um sucesso”, ressalta o secretário de Turismo de Bariloche, Gaston Burlon.