A Salomon aproveitou um brecha nas regras do UTMB e realizou um teste de uso do comunicador entre o atleta Aritz Egea e o team manager Biel Ràfols na OCC do ano passado. Egea terminou em 9º lugar na prova de 100 kilómetros e mais de 6.000m de D+ em menos de 11 horas.
Ele utilizou o auricular conectado ao seu telefone, que é equipamento obrigatório nas provas do UTMB e se comunicou durante todo o tempo, avisando do que precisava nas áreas de reabastecimento – como troca de roupas – e recebendo informações como diferença de tempo entre seus concorrentes e apoio moral. Nos últimos quilômetros Ràfols colocou o filho de Egea no telefone para animar o pai.
Esse tipo de comunicação é utillizado há tempos no ciclismo, onde foi implementado como uma ferramenta de segurança para o ciclista, que seria avisado de acidentes e outros problemas à frente, mas com o tempo passou a ser tornar uma ótima ferramenta de estratégia.
Com esse teste a Salomon irá forçar a organização do UTMB e outras provas no mundo a tomar uma decisão: proibição, regulação ou permissão total.
E como esperado, as opiniões são diversas. Está aberto o debate.
Assista o video abaixo