A corrida K42, que acontece anualmente em Neuquén, na Argentina, se candidatou para sediar mais uma vez o campeonato sul-americano de Trail Running em 2024. O evento já foi sede em 2019 e agora a intenção é repeti-lo na próxima temporada.
Apesar das intenções dos argentinos, há um competidor que está na disputa: uma corrida do Brasil que lutará para ser sede também.
Será preciso esperar até ao final de Novembro para saber a decisão final sobre a escolha da sede. Em caso de vitória, o K42 será a etapa em que acontecerão as provas de distância Clássica (15 quilômetros) e o Short Trail (42k).
K42 e o desafio de estar novamente no cenário internacional
Em diálogo com a mídia de Villa La Angostura, o organizador do K42, Diego Zarba, deu detalhes do trabalho que está sendo feito para sediar o campeonato sul-americano do próximo ano: “É preciso entender que existe um corredor médio, um corredor de elite e líderes de suas próprias equipes de corrida.”
“Com tudo isto é preciso atrair os dois perfis, e para isso é preciso oferecer bons projetos e o K42 está nesse caminho. Nos candidatamos como possível sede para o Sul-Americano do próximo ano, mas ainda temos que esperar para saber a decisão final”, disse o responsável da Patagonia Eventos.
“Agora estamos à espera da decisão, que será resolvida no final do mês”, argumentou, acrescentando: “Temos a aspiração de regressar ao nível forte, ao nível internacional. Para isso adoraríamos fazer um campeonato mundial como foi em 2019, mas hoje é muito mais caro devido ao pagamento da taxa, e por isso estamos a favor de uma proposta intermediária, fazendo parte da série de corridas da World Cup 2024.”
“Pela data em que cai o K42, se fôssemos uma das sedes da World Cup 2024, seríamos a sede da data final, o que nos colocaria novamente no calendário internacional. Isto, como sabemos, exige um investimento maior e estamos a falar para o conseguir, embora saibamos que não é nada fácil”, concluiu Zarba.