O norte de Neuquén, Argentina, tem lagoas de altitude, vales impressionantes, cumes com vistas inesquecíveis, comunidades rurais e o calor de seu povo e haverá centenas de corredores para se desafiar nesse cenário. No fim de semana de 13, 14 e 15 de outubro, em Andacollo, acontecerá o Trail del Viento.
Esta será a sétima edição que acontece neste paraíso. “O Trail del Viento, todos os anos se posiciona nacional e internacionalmente. É a única prova na Patagônia que atinge um cume de 3.000 metros no Cerro Corona e a única na Argentina aprovada pela Federação Internacional de Skyrunning, que destaca as provas mais complexas do mundo”, diz orgulhoso Daniel Pincu, organizador e mentor.
Esta certificação é dada aos eventos com percursos com com algum grau significativo de dificuldade. Este ano cada prova será realizada em uma única etapa, em classificação individual, e com um tempo máximo limitado que será publicado dias antes do evento. As provas são de 10Km, 30Km e 50Km (individual ou dupla).
“Em 10Km tem 500 metros de inclinação positiva e os 50Km tem 3000m e este ano está muito nevado, por isso espera-se que quando a data se aproximar abre-se a possibilidade de cume.
“É um desafio super complexo, não é uma corrida fácil. É folclórico para nós e para o povo de Andacollo. Em El Llano haverá uma passagem obrigatória importante para os corredores de fora verem a magnitude e a beleza daquele lugar”, disse Daniel.
Neste lugar os corredores poderão sentar-se e olhar para a cordilheira em uma das mais belas paisagens do norte.
As inscrições já estão encerradas e há 170 corredores na lista de espera. Neste ano os corredores virão do Brasil, Chile, Uruguai, Peru e França.
“Um estrangeiro sempre vem porque vê como uma corrida interessante para correr. O destino Patagônia é importante em todo o mundo e esta prova é a que chega ao cume mais alto”, disseram da organização.