Sete anos após a sua última edição, a primeira e única prova trail só para mulheres no Brasil retornará com eventos em 2025
Em 2014, quando o trail ainda dava seus primeiros passos no país, um evento se destacou pela ousadia em apostar em um público que, naquela época, ainda ocupava uma porcentagem pequena nos principais eventos do país. Assim surgia A Rainha da Montanha, o primeiro e único evento de trail running só para mulheres realizado em terras brasileiras. Ao longo de quatro anos foram vários eventos realizados nos Distritos de Sabaúna e Taiaçupeba, ambos localizados na cidade de Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo.
“No início, muitos duvidavam que a ideia daria certo. Muitos me falavam que a mulher era levada por seus maridos aos eventos de trail e que, sem a presença de uma figura masculina, o evento não teria adesão suficiente para, sequer, pagar os custos. Mas, felizmente, confiei no meu instinto e comprovamos que a realidade era exatamente o contrário. Mulheres se sentem bem em ambientes feitos para elas e tivemos sucesso desde sua primeira edição”, comenta Gustavo Nogueira, proprietário da Indice Sports Marketing, empresa idealizadora do evento.
O crescimento de outros eventos também organizados pela Indice, como a Indomit Pedra do Baú – Ultra Trail e a VIBE – Volta de Ilhabela (prova de 90k de canoagem que dá a volta ao redor da ilha), fez com que a demanda de atenção a esses eventos aumentasse, acarretando em uma pausa em um dos eventos mais icônicos do trail nacional. Mas mesmo depois de sete anos desde a sua última edição, A Rainha da Montanha ainda deixa saudades e é sempre lembrada pelas milhares de mulheres que se tornaram rainhas do trail em alguma de suas edições.
Atento ao crescimento do trail em todo o mundo e fazendo jus ao pioneirismo que sempre a acompanhou, a Indice anunciou, neste último domingo, a realização de duas edições da A Rainha da Montanha em 2025. “Acredito que já passou a hora de voltarmos. Mas confesso que a força veio mesmo quando percebemos a movimentação dos vários coletivos femininos focados em trail criados nos quatro cantos do país”, declara Nogueira. “Acredito que devemos isso a esse público e seria muito legal comemorarmos, junto com elas, aquela sementinha plantada lá em 2014”, complementa.
Os eventos ainda não têm data marcada, mas a expectativa é que sejam realizadas uma prova em cada semestre de 2025. Para ficar atenta aos próximos passos e para novas informações, siga @arainhadamontanha e saiba o que te espera em 2025!