Sebastian Salsbury tem apenas 17 anos e precisa tomar uma decisão: entrar ou não na loteria da Western States 100 Mile Endurance Run 2024, uma das provas mais prestigiadas do mundo.
Pelo regulamento é preciso ter 18 anos para participar da corrida, mas ele fará aniversário no dia 20 de janeiro e assim, estará liberado para correr. Tecnicamente há 5 anos ele conseguiu o tempo necessário para entrar na loteria.
Em 2020, quando tinha 13 anos, ele completou a Black Canyon 100K em 15h49m32s, tempo de sobra sobre o limite de 17 horas necessárias para entrar na loteria.
Salsbury cresceu em Santa Barbara, Califórnia e seus pais sempre o levaram para caminhar nas trilhas próximas e sua relação com o ambiente outdoor foi aumentando com o tempo.
Sua primeira participação em uma prova trail foi a Santa Barbara Red Rock Trail Run com 9 anos, quando acompanhou seu pai por aproximadamente 45 quilômetros. No ano seguinte, novamente com seu pai, fez 56 quilômetros na Santa Barbara Nine Trails, prova com desnível de 3.600m.
E sua corrida seguinte foi a Black Canyon 100K, dando confiança para continuar participando das ultramaratonas.
Seu objetivo é participar das maiores corridas do mundo: Western States, Ultra-Trail du Mont-Blanc, Hardrock Hundred Mile e muitas outras.
Apoio de Hayden Hawks
O jovem corredor recebe apoio e conselhos de nada menos Hayden Hawks, seu ídolo no esporte, que conheceu quando tinha 14 anos e o ajuda no desenvolvimento gradual de força, velocidade e a base necessária para que possa participar de provas mais longas quando for mais velho.