Explorar a rota que Guimarães Rosa fez em 1952 pelo interior de Minas Gerais para buscar inspiração para sua grande obra “Grande Sertão Veredas”. Essa é a proposta do Caminhos de Rosa, que oferece a experiência em diferentes formatos para que todos possam conhecer também a região, o povo e a cultura local.
O trajeto pode ser feito caminhando, correndo, pedalando em diferentes tipos de bicicletas. Veja abaixo as opções e datas da temporada 2024:
Gravel
15 a 17 de março – Graveredas – Pedal com trajeto de 80 e 100 km em Caxambu, passando pela estrada real e depois percorrendo a serrra Mantiqueira.
7 a 9 de junho – Graveredas – Pedal na Serra da Canastra, passando pela nascente o rio são Francisco, percorrendo a rota do queijo canastra. Como atrativos, visita à parte baixa da Cachoeira Casca D´anta, degustação do café, reconhecido como Designação de origem pelo INPI em 2023. Além disso haverá vinho e cerveja no deguste com queijos premiados.
Caminhadas e cicloviagens
Datas de saída:
– Caminhada – 17/05/02024
– Caminhada – 21/06/2024
– Cicloviagem – 05/07/2024
– Caminhada – 19/07/2024
Programação com 9 dias, passando pela Barra do Dê Janeiro, local onde Riobaldo e Guimarães Rosa partem em busca das suas jornadas, e de lá serão percorridos 180 km em 8 dias, com muita história e cultura pelos passos de Guimarães Rosa. Durante toda a caminhada haverá carro de apoio, com água gelada, frutas e um almoço mineiro, feito a campo todo dia. E claro, à noite, um pouquinho de cultura com apresentações culturais típicas.
Ultramaratona a pé
A ultramaratona será de 05 a 07 de setembro de 2024. A novidade este ano será a saída do percurso de 250 Km da Ultramaratona a pé saindo de Andrequicé, aonde haverá uma programação cultural na semana que antecede a largada.
Os percursos oferecidos são de 250 Km, 150 Km, 100 Km, 50 Km, 21 Km, 14 Km e 7 Km.
Ultramaratona de Bicicleta
O evento segue com as distâncias de 300 Km e 150 Km a serem percorridos em etapa única, sem paradas. A largada está prevista para o dia 24 de agosto.
Haverá duas categorias festivas: Old Bikes, pensada para Mountain Bikes do século XX e o Ciclista Raiz, para os participantes com as bicicletas barra forte, barra circular, ou similares.
Corrida Solidária, by Caminhos de Rosa
A 2ª corrida solidária, junto ao Circuito inclusão, convida as APAES das cidades próximas e outras parceiras do Circuito Inclusão e é voltado para as pessoas com qualquer deficiência e será gratuita.
Outra ideia é convidar o projeto Jeep Eficiente, que leva deficientes para trilhas. O objetivo é que estes jeepeiros deem suporte aos atletas, e sejam montados pontos de apoio com deficientes.