A Mexico Sky Challenge, nova corrida integrante da Merrell Skyrunner® World Series, encantou com um percurso passando a mais de 3.000 metros acima do nível do mar, atravessando montanhas históricas e tendo como pano de fundo o majestoso Pico de Orizaba, a montanha mais alta do México.
Altitude e temperatura pareciam ser dois fatores-chave para determinar quem teria sucesso no distância de 35 km.
Os corredores começaram de forma conservadora, reconhecendo a escalada gigantesca que tinham pela frente. 1.930m de ganho de elevação desde o início até o cume do Cerro Tepoztecatl, o primeiro pico (3.120m), em apenas 12km.
Houve mudança de posição significativa na primeira subida da prova masculina. Abraham Hernandez do México (equipe Corre Mejia) iniciou a primeira subida na 20ª posição, mas assumiu a liderança antes do primeiro cume, aproximadamente 1 hora e 40 minutos de corrida.
Ele foi seguido pelo mexicano Miguel Perez (time Salomon) em segundo e José Manuel do Peru (time Merrell) em terceiro. Hernandez e Perez conseguiriam manter suas posições e terminar em primeiro e segundo respectivamente.
A batalha pelo terceiro lugar foi tardia, com a posição mudando diversas vezes. Johnny Luna-Lima do Brasil (equipe The North Face) terminou em terceiro com um segmento final muito rápido. Morgan Elliot dos EUA (equipe Merrell) e Jose Manuel conquistaram o quarto e o quinto lugar, respectivamente.
Johnny comentou: “A prova foi boa até uns 22km, depois o calor começou a fazer estrago mas consegui manter a terceira posição. Escalei bem junto com o Morgan Elliot que já fez parte do time de montanha vertical dos EUA. A descida foi longa e técnica, terreno bem diferente do que eu tô acostumado mas foi legal! Mas o calor já tinha feito o estrago quando eu cheguei na parte corrível.”
O atleta acumulou mais 3.600 pontos para o ranking geral SWS e somando ao seu resultado na Acantilados del Norte SkyRace deverá subir para o TOP 20 do ranking mundial.
Com este resultado, o atleta também garantiu sua qualificação para o SkyMasters 2024, uma prova aberta apenas aos corredores que obtiveram qualificação durante a temporada.
Na corrida feminina, a estrela local Karina Carsolio (equipe Black Diamond) conseguiu acumular impressionantes 5 minutos sobre a segunda colocada canadense Emma Cook-Clarke (equipe Arc’teryx) até o cume do primeiro pico.
Cook-Clarke pegou Carsolio de forma impressionante entre Cerro Tepoztecatl e Cerro Azul. Em apenas 5,5km, o trecho sobe 580m e desce 700m em terreno técnico. Cook-Clarke não conseguiu manter a liderança e foi pega por Carsolio.
Carsolio melhorou esta liderança nos últimos 15 km, batendo a segunda colocada Kelly Wolf dos EUA (equipe La Sportiva) e Cook-Clarke. Ruby Lindquist (equipe The North Face) e Karina Andersen (equipe Dynafit), ambas dos EUA, completaram o TOP 5.
Carsolio, a vencedora, comenta: “Houve muitos fatores que tornaram esta corrida tão difícil. Começa com uma subida longa e íngreme e o calor de hoje me causou cãibras a partir do quilômetro sete, mas eu sabia que tinha que ter paciência e não exagerar, pois a segunda descida é muito íngreme e técnica, então minha estratégia foi economizar energia para isso e dar tudo de mim. Funcionou bem porque Emma e eu estávamos trocando de posição e naquela descida passei por ela e não a vi novamente.”
“A partir daqui vou para o Minotaur Skyrace no Canadá e depois para a Cordillera Blanca no Peru e a minha quarta corrida é Kima na Itália, por isso estou entusiasmada para o resto da temporada do Skyrunner World Series.”