Michel Schrameck foi o grande astro na Insanity Mountain Mestre Álvaro 2024

O Master O45 venceu o Vertical Kilometer® na sexta-feira e a SkyRace® no sábado.

Os eventos da penúltima etapa do Skyrunner® Brazil Series 2024 começaram no dia 26 de julho com a largada do Insanity Mountain Mestre Álvaro Vertical Kilometer®. A corrida tem 4,8 km de extensão com 1.014 m de subida vertical, atingindo o cume rochoso do Mestre Álvaro após atravessar florestas e paredões rochosos íngremes com cordas fixas.

Michel Schrameck é um atleta franco-brasileiro que representou o Brasil em Portugal, no Campeonato Mundial Master de Skyrunning 2024, ficando na quarta colocação da categoria O45, beliscando uma medalha individual.

Essa foi sua estréia no VK e com o tempo de 00:59:48 ele foi o primeiro a chegar no topo do Mestre Álvaro. O recorde do percurso se mantém com o peruano Jhosep Mamani Palomino em 2023 durante o Campeonato Sul-Americano de Skyrunning, com o tempo 00:52:07.

“Foi incrível, me surpreendi mesmo com o resultado! Sempre fui atraído pelos VK’s pois gosto muito mais de subir e chegar nos cumes do que descer… Não entendo como foi apenas a minha estreia hoje. Decidi seguir o Siegle no início e consegui ficar em terceiro até a descida onde fui passado pelos baianos Fabricio, Pedro e Airac. Eu sabia que com os meus bastões teria uma nova vantagem nos ultimos 2km, exatamente o que aconteceu. Ultrapassei os quatro atletas, liderando a mais ou menos 1km do cume. Cruzar a chegada primeiro me deu muita emoção!” comentou Schrameck.

Bruna Basso (PR) foi a primeira mulher no topo do Mestre Álvaro. © Andre Felix

No feminino, a paranaense Bruna Basso conquistou sua primeira vitória no Skyrunner® Brazil Series 2024, dominando a prova e concluindo com o tempo de 01:16:57. O recorde feminino se mantém internacional com a chilena Valeria Correa, que levou o ouro em 2023 em um excelente tempo de 1h01’31”.

Bruna comentou: “Eu sabia que seria uma prova dura, mas não imaginava que terminaria assim! Me surpreendeu positivamente, me fez sair bastante da zona de conforto, e encarar a minha maior dificuldade, que são as subidas. O Mestre é bruto, imponente, e tudo que tem de duro, compensa na beleza! Foi incrível!”

Em seguida chegaram duas atletas da seleção brasileira Master, Elen Vasconcellos (RJ) em segunda com o tempo de 01:19:54 e Elizabete Prado (MG) em terceira com o tempo de 01:24:33.

O VK é uma corrida aberta para todas as idades, desde a categoria Youth A, a partir de 15 anos idade… Na disputa juvenil o melhor tempo foi do capixaba Jhemes Costa Jr, atleta da seleção brasileira Youth B, concluindo o percurso com 01:05:10.

Na categoria YA, o baiano Yure Nonato levou a melhor, com o tempo de 01:07:18. Foi seu segundo VK desde o VK OPEN Championships na Base Vertical Catolés em fevereiro.

No sábado foi a vez da Insanity Mountain Mestre Álvaro SkyRace®, uma corrida brutal de 38 km de distância e seus 3.500m+ acumulados de subidas, alcançando três picos, incluindo o Mestre Álvaro, com vistas de 360º para o mar.

O percurso SKY foi considerado um dos mais difíceis da América do Sul pelos atletas participantes do Sul-Americano de 2023. No masculino, Schrameck conquistou sua segunda vitória com o tempo de 06:34:33. O recorde se mantém com outro atleta da seleção brasileira, Sandro Arcanjo em 2023, com o tempo de 6h13’44”.

Apesar de uma forte competitividade no circuito 2024, alguns atletas alcançaram o mesmo feito de duas vitórias dentre as 20 corridas válidas, como o norueguês Lukas Liland e os brasileiros Romário Rodrigues (BA), Marnie Fortes (RJ), Rogerio Silvestrin (PR), Cleverson del Secchi (PR).

Apenas uma atleta em especial conquistou o grande feito de três vitórias em 2024, Patrícia Andrade (GO), atual líder feminina do ranking geral com total de 350 pontos.

André Siegle (RS) retomou a liderança do ranking geral SBS 2024. © Ramon Ricardo

A Insanity Mountain Mestre Álvaro SkyRace® foi uma corrida decisiva para a definição do time brasileiro de elite para o SkyMasters 2024 na Espanha, sendo qualificatória direta para a Grande Final, além de somar 30% a mais de pontos, garantindo melhores posições no ranking geral que também qualificou os atletas.

O gaúcho André Siegle, apesar de estar se recuperando de uma contusão torácica recente, apostou alto em ambas corridas VK e SKY, retomando a liderança do circuito 2024 com total de 312,4 pontos.

Ele foi o quarto no VK e o segundo na SKY e agora se preparará para a Grande Final do Skyrunner® World Series, o SkyMasters 2024, na Marato dels Dements, Eslida-Ain, Espanha, no dia 16 de novembro.

No feminino, foi a vez de Elen Vasconcellos (RJ) conquistar sua primeira vitória no Skyrunner® Brazil Series 2024, a atleta fechou o percurso com o tempo de 08:19:18. O recorde feminino se mantém com Valeria Correa, Chile, com o tempo de 7h04’59”.

O pódio se completou com Mayani Andrade (BA) em segunda, Elizabete Prado (MG) em terceira, Leilane Speroto (ES) em quarta e Cássia Rodrigues (BA) em quinta.

Elen comentou: “Fui preparada para um monstro e encontrei um paraíso: só trilhas técnicas daquelas que tem que se ter paciência para aproveitar e curtir além de evoluir, tinha bastante pedra, que amo, e a transição era pasto, me senti em casa, ou na trilha do Costão do Pão de Açúcar, ou na Gávea. Corri feliz o tempo todo! A segunda colocada era bem forte e revezamos a corrida toda, ela me passava nas subidas e eu nas descidas, deixei para fazer força subindo apenas no final, nas que falaram que eram as piores, para descer e ganhar para honra e glória de Deus, a quem agradeci o percurso todo.” seu resultado a fez subir para a quarta colocação do ranking geral.