Etapa Selva Amazônica vai reunir atletas de 20 estados do Brasil no estado do Amapá
Bem no coração da Floresta Amazônica surge mais uma experiência com a marca Mountain Do, organizadora catarinense de corridas que há 21 anos desbrava o universo trail no Brasil e no mundo.
A primeira edição do Mountain Do Selva Amazônica, nos dias 08 e 09 de junho, reunirá atletas de 20 estados brasileiros em meio às paisagens desafiadoras e exuberantes do estado do Amapá. Os corredores vão desbravar as trilhas em quatro modalidades, 63km, 42km, 21km e 9km.
“O Mountain Do está em 12 países, nos locais mais extremos do mundo. No Brasil, faltava um destino que proporcionasse uma grande aventura aos clientes do Mountain Do. Em 2020, recebemos um convite oficial do governo do Amapá para lançar uma prova em meio à Floresta Amazônica. Após visitas em diversos lugares do Norte do país, constatamos que o cenário ideal é no Estado do Amapá”, explica Kiko dos Santos, diretor técnico do Mountain Do.
A secretária de Comunicação do Estado, Ilziane Launé destaca a relevância do evento esportivo para impulsionar o turismo no Estado do Amapá. Segundo ela, “eventos como o Mountain Do Selva Amazônica, que unem o esporte e o turismo, são uma forte atividade econômica para o Amapá, respeitando sobretudo a floresta em pé, que é algo fundamental para o governo de Clécio Luis.”
E acrescenta, “Nossa gestão trabalha por um Amapá mais desenvolvido, por meio do fortalecimento de políticas e ações de esporte e lazer, com ênfase na promoção das saúdes física e mental, com captação de competições esportivas nacionais em diversas modalidades, além de promover o Amapá como um destino turístico do Brasil.”
Percursos Desafiadores
O desafio na Floresta Amazônica terá início no sábado, 08 de junho, na Fazenda Globo, que fica na pequena cidade de Porto Grande, a 108 quilômetros da capital Amapá. Um seleto grupo de 100 atletas se aventurará entre a exuberante fauna e flora brasileiras, enfrentando as trilhas desafiadoras da maratona e da meia maratona, que já estão com as inscrições esgotadas. Destes, 50 farão parte do Desafio 63km (combinando 42km e 21km) e 50 encararão os 42km (com duas etapas de 21km).
Entre os atletas ansiosos para encarar os ambientes selvagens está o médico e ultramaratonista Adriano Pereira, conhecido nas redes sociais como @drcorrida. Com experiência em corridas realizadas em locais extremos, como os Desertos do Saara e do Atacama, além das imponentes montanhas da Europa, o pernambucano está pronto para enfrentar o desafio de 63km do Mountain Do Selva Amazônica.
“Pra mim, a experiência do local é que adiciona um gosto especial à corrida. É muito interessante ter aqui no Brasil locais que podem ser tão icônicos e de uma experiência tão ímpar, como esses locais que tem no mundo, e nada mais brasileiro, grandioso e representativo do país do que correr na Selva Amazônica, a maior floresta tropical do mundo”, relata Adriano.
E o corredor completa, “Realmente será uma experiência inesquecível, ainda mais sabendo que o Mountain Do é uma empresa que tem total experiência em realizar eventos em locais icônicos, com toda a segurança. Terei uma história linda para contar para todos os meus amigos, familiares e seguidores”.
Para as provas de sábado, as inscrições estão esgotadas. O número de atletas foi limitado para a preservação da segurança, do bem-estar e para a garantia do padrão de qualidade do Mountain Do. As provas acontecem em locais de natureza extrema, com um pernoite em acantonamento em meio à Floresta.
Os desafios da Floresta Amazônica
Os corredores que embarcarão na aventura pela Floresta Amazônica enfrentarão experiências únicas e memoráveis. Embora os percursos não apresentem grandes desníveis altimétricos, não serão poucos os desafios que aguardam os corredores, como terrenos com densos bosques, sinuosas trilhas e igarapés – que são pequenos cursos d’água típicos da região amazônica. Além disso, os atletas terão que superar um outro obstáculo.
“A grande dificuldade será suportar o desgaste gerado pelo calor e pela umidade da maior floresta tropical do mundo. Os atletas terão que estar com a pele bem protegida e usar repelentes para afastar os mosquitos. Com roupas cobrindo todo o corpo, o calor será ainda maior, sendo a desidratação um grande obstáculo para todos os corredores”, relata Kiko dos Santos. Em junho, a temperatura média no Amapá é de 25 graus.
Já no domingo, o desafio envolverá 600 corredores que vão encarar os percursos de 9km e 21km, no interior da Fazenda Andina, a 30km do centro da cidade de Macapá/AP. O terreno será comparável aos percursos de sábado, mas sem a presença dos igarapés.
As inscrições para as provas de 21km e 9km no domingo (09) estão abertas até o dia 16 de maio. Como incentivo aos atletas locais, os residentes no estado do Amapá só pagam a metade do valor da inscrição.
Apoio e Segurança dos Atletas na Floresta Amazônica
O Mountain Do Selva Amazônica proporcionará aos amantes do trail uma conexão com a maior floresta tropical do mundo, com uma prioridade absoluta: a segurança dos atletas.
A organização do evento conta com a parceria do Exército Brasileiro e profissionais locais altamente qualificados e habilitados para atuar em meio à Floresta, oferecendo suporte imediato e rápido resgate, caso seja necessário, para garantir o bem-estar de todos os envolvidos
Ao longo dos percursos, os corredores terão pontos de apoio a cada 5km com água, alimentos e assistência médica.
Premiação
Todos os participantes dos 63km e 42km, receberão troféus. Já os campeões dos 63km e 42km serão coroados como o Rei e a Rainha da Selva, na soma dos tempos das provas.
Os 21km premiarão os três primeiros colocados na geral, além dos três melhores por categoria na faixa etária na meia maratona. Nos 9km, os cinco primeiros masculino e feminino receberão troféus.
Após a premiação, está programado um show especial para encerrar o evento, e proporcionar aos atletas uma experiência ainda mais completa.
Sobre o Mountain Do
O Mountain Do é pioneiro no trail running no Brasil, e se tornou uma referência neste universo da corrida. Teve sua primeira edição em 2003 em Florianópolis/SC, com a modalidade de revezamento em equipes. Em 2010 o Mountain Do expandiu suas etapas para diversas cidades do Brasil, como Praia do Rosa (SC), Canela (RS), Campos do Jordão (SP), Visconde de Mauá (RJ) e o arquipélago de Fernando de Noronha (PE).
Em 2012 ultrapassou as fronteiras continentais chegando ao Deserto de Atacama (Chile), Patagônia Argentina com o Mountain Do Fim do Mundo no Ushuaia (2014) e ao Peru, com o Mountain Do Vale Sagrado dos Incas (2016)
Já em 2017, a conquista foi o maior Deserto Quente do mundo, com o Mountain Do Deserto do Saara em Merzouga, no Marrocos, e mais recentemente o Mountain Do chegou à Europa, com o Mountain Do Explorer Mont Blanc, nos Alpes.
Em 21 anos de corrida, o Mountain Do já realizou mais de 90 corridas, e reuniu mais de 70 mil atletas de vários países. Uma jornada que continua colecionando experiências pelo mundo, proporcionando histórias inesquecíveis na corrida, sempre desafiando limites e explorando novos horizontes.
Mais informações e inscrições: https://mountaindo.com.br/trail-run/mountain-do-selva-amazonica/