Mountain Do Fim do Mundo terá corridas com bosques, trilhas e neve em alta montanha

No dia 24 de agosto, centenas de corredores se reunirão em Ushuaia, na Patagônia argentina, para a edição 2024 do Mountain Do Fim do Mundo, evento que terá corridas de 42 km, 20 km e 10 km a serem disputados em percursos com muita neve entre bosques, trilhas e alta montanha. Toda a estrutura do evento será montada no centro de ski Cerro Castor e as temperaturas podem chegar a -10ºC.

O Cerro Castor é conhecido como o centro de esqui mais austral do planeta, com paisagens de tirar o fôlego em subidas íngremes, descidas técnicas e passagens por florestas de lengas, uma espécie de árvore nativa da América do Sul encontrada predominantemente nas regiões montanhosas do sul da Argentina e do Chile.

Os participantes terão a chance de vivenciar a beleza selvagem da Patagônia, correndo entre montanhas nevadas e vales intocados, com destaque para o topo do Cerro Castor, de onde se tem uma vista panorâmica da região. Os primeiros corredores devem alcançar esse trecho da prova ao amanhecer, o que deixará a experiência ainda mais incrível.

“O Mountain Do Fim do Mundo acontece desde 2013 e sempre atrai muitos brasileiros pela oportunidade de se desafiarem, pois é uma paisagem diferente do que estamos acostumados no Brasil”, conta Euclides Neto, o Kiko, diretor geral do evento.

A programação oficial começa na sexta-feira (23) a partir das 15h no centro de Ushuaia com o credenciamento dos atletas, entrega do termo de responsabilidade, retirada da bolsa oficial para o guarda volumes e briefing técnico. No sábado, todas as distâncias largarão a partir das 7h05 no centro de ski Cerro Castor.

O kit das provas do Mountain Do é sempre uma atração à parte e, na etapa Fim do Mundo, ele vem com itens para proteger os atletas do frio. Todos receberão uma mochila resistente a água, apito, porta-número, camiseta manga longa dry fit, bandana, toalha, gorro e número de peito com chip de cronometragem.

“Por se tratar de uma corrida extrema em neve no alto da montanha da cidade mais austral do mundo, temos algumas alternativas que podem ser ativadas em caso de necessidade, como a alteração das largadas para domingo”, explica Kiko.

Entre os inscritos no Mountain Do Fim do Mundo, 70% são brasileiros, 20% argentinos e 10% de outros paises, como Uruguai, Paraguai, Chile e Mexico. Já em relação aos estados, haverá representantes de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.