A segunda edição do Campeonato Mundial SkySnow acontece em Tarvisio, Itália, nos dias 8 e 9 de março e o Brasil estará presente, apesar de não ter o clima e terreno ideais de treino para esse tipo de prova.
O SkySnow é uma corrida na neve em altitude utlizando micro-crampons, um acessório preso ao calçado para dar aderência no piso.
A equipe brasileira está representada por Fernanda Maciel, Luiz Torres, Elizabete Prado e Douglas Gouveia.
Fernanda Maciel terá sua primeira experiência em um corrida curta e vertical na neve. “Estou super empolgada. É muito diferente da floresta e dos morros que estamos acostumados a correr, por isso esse tipo de competição inspira ainda mais a nós, brasileiros. Corridas de longa distância de 160 quilômetros são mais meu estilo, então com certeza sofrerei no Campeonato SkySnow!”
Luiz Torres está participando da seleção brasileira pela primeira vez: “A expectativa é grande e indescritível! Representar nosso país em um cenário Mundial. Enfrentar o desafio único de correr na neve adiciona uma dificuldade maior ainda, mas é nessa complexidade que encontro motivação. Estou determinado a dar o meu melhor. E agradeço a todos que acreditam em mim.”
Elizabete Prado está em sua segunda participação em Campeonatos Mundiais representando a seleção brasileira. A primeira vez foi no Mundial de Skyrunning 2022 na Itália, no verão, e agora fará sua estreia no inverno.
“Um memorial pra nossas vidas, já que é o segundo Mundial SkySnow, e ver um time crescendo de um atleta no primeiro (Daniel Nogueira), para quatro esse ano um marco na skyrunning Brasil, o qual tenho orgulho de fazer parte do time 2024, e tenho certeza que veremos o crescimento dessa modalidade, orgulho de representar cada atleta basileiro.”
Douglas Gouveia é o quarto integrante da seleção brasileira. Campeão Nacional 2022 na disciplina de VERTICAL, competiu no Campeonato Sul-Americano de Skyrunning 2023 sediado no Brasil, na Insanity Mountain Mestre Álvaro, agora será sua primeira vez em um Mundial.
“Muito emocionante ver todas as nações ali unidas em um único lugar, arrepio pelo corpo todo e a alegria em representar o Brasil nesse Campeonato de SkySnow. Agora é concentrar e pensar na prova para conseguir a melhor performance possível. Vai Brasil!!!”
Países participantes
Esse são os países participantes do Campeonato Mundial SkySnow de 2024: Argentina, Áustria, Bolívia, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Croácia, França, Alemanha, Grécia, Itália, Japão, Montenegro, Macedônia do Norte, Polônia, Portugal, Sérvia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Estados Unidos Reino, EUA.