O dia 4 de maio marcará o retorno de um dos eventos mais esperados do Vale do Urola: a terceira edição do Domusa Teknik 40 MLK. Um evento esportivo que acolher todos os tipos de públicos, desde o iniciante que quer experimentar-se nas montanhas até aos grandes nomes da elite como Miguel Heras ou os protagonistas do Innsbruck 2023 Trail World Cup Aritz Egea, Zaid Ait Malek, Gemma Arenas e Onditz Iturbe.
Este ano, a corrida traz consigo muitas novidades. Além dos 65km da sua prova rainha, a ultra original, a organização quis facilitar a participação abrindo uma segunda distância aos menos experientes. Assim o Domusa Teknik 15 MLK fará a sua estreia nesta edição. Os fãs aceitaram com grande entusiasmo, com as inscrições esgotando-se em menos de 2 minutos.
Há uma vontade muito grande de percorrer o Vale do Urola. Com um percurso que percorre os picos mais emblemáticos da região de Gipuzkoa, a prova de Azpetiarra consolidou-se como uma grande prova, onde a participação de corredores de elite em ambas as provas, muitos deles veteranos dos recentes Campeonatos do Mundo de Trail, atesta a seu crescente prestígio.
DOMUSA TEKNIK 2024: ELITE MUNDIAL EM AZPEITIA
Na prova feminina, Gemma Arenas (Joma Trail) de La Mancha conquistou o bronze mundial na Tailândia 2022, enquanto da Catalunha Marta Molist (Crazy) participou com a própria Gemma no ouro por equipes na mesma prova. Contra eles terão como grande rival a bicampeã Oihana Azkorbebitia (Euskal Mushing) e o boliviano Eli Ríos (The North Face).
No que diz respeito aos homens, o grande protagonista é sem dúvida Miguel Heras. Depois de um longo historial de conquistas, o castelhano continua entre os melhores ultras do mundo aos 48 anos. Em 2024, acabou de assinar pelo Joma Trail e deu a prata ao time na Transgrancanaria 125k. Por sua vez, Zaid Ait Malek é um veterano da seleção espanhola em diversas Copas do Mundo, que mantém um alto nível competitivo. À frente deles, dois pilotos em plena evolução como o catalão Lluís Ruiz Oller (La Sportiva) e Andres Jover (Lurbel Team).
A equipe anfitriã Domusa Teknika Lana apresenta um poderoso tridente para enfrentar as estrelas visitantes. É liderado pelo atual Txpeldun Borja Zubizarreta, juntamente com Goar Lopetegui e o salamanca Alvaro Ramos residente em Navarra.
Domusa Teknik 15 MLK (26 km): mais elite mundial
A edição inaugural da corrida txiki conta ainda com dois veteranos de classe mundial, como os dois líderes da Domusa Teknik Lana, um Onditz Iturbe que acaba de ser proclamado Campeão Espanhol do Tral e o veterano Aritz Egea que conquistou o título nacional de Ultra Trail em 2023. A grande favorita feminina não terá facilidade em conquistar o ouro, pois tanto Alba Sanegre quanto Irantzu Chinchetru podem surpreender.