Pela quarta vez no Brasil e segunda vez na Bahia, estaremos sediando o VK OPEN Championships. No total estão programadas oito corridas em seis países em 2025.
A Base Catolés Vertical será única etapa na América do Sul onde os atletas têm a chance de se classificar para a Grande Final na Bulgária.
No último domingo as inscrições se encerraram ao atingir o limite máximo de 100 participantes inscritos. Será o marco do VK na história do Brasil, com recorde de inscritos provenientes de nove Estados brasileiros e um atleta de elite do Japão.
Serão nove Estados participantes de quatro Grandes Regiões do país: Acre, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
O ranking do VK OPEN Championships concede pontos aos primeiros 20 finalistas masculinos e femininos em cada corrida. Os campeões do VK OPEN serão decididos na Grande Final com base nas duas melhores pontuações mais o dobro de pontos na final.
A prova
A corrida chega ao pico mais alto do Nordeste, o imponente Pico do Barbado a 2.033 metros de altitude. O organizador Péricles Maia, comenta sobre o VK OPEN: “O VK já caiu no gosto dos baianos e sediar uma etapa a nível mundial é uma grande vitória no desenvolvimento da corrida de montanha na Bahia, o que fará uma grande diferença no fortalecimento do Skyrunning em todo o Nordeste! Para nós, será uma honra poder receber os melhores atletas do Brasil em nossas montanhas!”
“O VK do Pico do Barbado é uma trilha histórica do ciclo do ouro e 3km da trilha é na Estrada Real, ainda com calçamento preservado e muito história! O crux do nosso VK é o último Quilômetro, pois é super técnico por trilhas muito inclinadas em um labirinto de pedras. Estamos ansiosos para a terceira edição do nosso evento e primeira prova a nível mundial na Bahia!” comentou Pericles.
Favoritos
Em 2024, a mineira Linabel Araujo e o baiano Romário Rodrigues quebraram o recorde do percurso de 4.1 km de extensão e 866 metros de subida vertical, 00:55:35 e 00:42:06, respectivamente
Romário estará de volta na disputa em 2025, para competir o VK OPEN e demais campeonatos nacionais e estaduais concomitantes — CBS, CBMS, CBJS e CEVK — e o prestigiado circuito nacional, o Skyrunner® Brazil Series 2025.
A catarinense Maria Clara Hillmann é uma forte candidata ao título e fará sua estreia no VK OPEN. Ela é bicampeã brasileira da disciplina VERTICAL, conquistou a medalha de prata sul-americana VERTICAL 2023 e já representou o Brasil duas vezes nos Mundiais 2022 e 2024 também na disciplina VERTICAL.
Diretamente do outro lado do globo, Inui Suguru virá do Japão. Suguru foi campeão do 2023 V Games Japan e medalhista de prata no Campeonato Japonês de Skyrunning 2024.
“Estou animado com minha primeira corrida no exterior. Quero correr para impressionar muitas pessoas”, comentou Suguru.
O japonês é um dos participantes de elite internacional, como os irmãos Noam e Péma Franchi, Noam é franco-brasileiro e Péma é equatoriano-brasileira. A presença dos atletas estrangeiros promete uma competição mais acirrada do que nunca.
A baiana Cássia Rodrigues foi a campeã da primeira edição da Base Catolés Vertical em 2023 e estará de volta em busca da segunda vitória. Cássia também foi Campeã Master O40 2024 Skyrunner® Brazil Series.