UCI Gran Fondo Pomerode: percursos acessíveis, menos altimetria e mais diversão no Vale Europeu

Segunda edição será no dia 10 de novembro em Pomerode (SC); categoria Open é novidade

Faltam menos de dois meses para a segunda edição da UCI Gran Fondo World Series em Pomerode (SC). Depois do sucesso do ano passado, com mais de mil participantes de 11 países, a cidade mais alemã do Brasil se prepara para receber no dia 10 de novembro a única etapa seletiva na América do Sul para o Campeonato Mundial de Gran Fondo e de Medio Fondo da UCI de 2025. A organização espera 1.200 ciclistas vindos de diversos países.

Diferentemente de outras provas de ciclismo de longa distância, como a L’Étape de Campos do Jordão, famosa pela dureza do percurso de 107km com 2.300 metros acumulados de subidas, a UCI Gran Fondo Pomerode oferece percursos bem mais acessíveis com as belezas do famoso Vale Europeu Catarinense como cenário.

Com largada e chegada em Pomerode, cidade vizinha a Blumenau, a UCI Gran Fondo Pomerode terá dois percursos de pouca altimetria. O percurso da prova granfondo terá 120km com 1.140m de altimetria acumulada e o da mediofondo, 80km com 600 metros de altimetria acumulada.

“O percurso é acessível tecnicamente e com pouca altimetria. As subidas são todas roladas, sem paredões. Será uma prova rápida para os ciclistas mais experientes e bem menos exigente fisicamente em comparação com outras provas deste tipo no Brasil”, explica Juliano Salvadori, organizador do evento.

A concentração de largada e chegada da UCI Gran Fondo Pomerode será no Pavilhão de Exposições, com uma estrutura de alto nível para receber os atletas. Haverá uma feira com expositores e lojas de várias marcas do mercado de bicicletas durante o final de semana da prova, além de bandas e outros entretenimentos.

“No dia da prova haverá muitas atrações na arena com bandas típicas de música alemã, danças e comidas típicas”, adianta Salvadori.

Nova categoria Open
Podem participar da UCI GranFondo Pomerode ciclistas amadores e elite nacionais/regionais (ciclistas da elite devem verificar o enquadramento no regulamento) de 19 a 89 anos, que serão divididos em faixas de idade de cinco em cinco anos conforme o regulamento mundial “Age Group” da UCI.A etapa de Pomerode vai classificar os 20% primeiros colocados de cada categoria para a disputa do Campeonato Mundial de Gran Fondo e de Medio Fondo da UCI de 2025, que realizado será na Austrália.

A categoria Open, novidade este ano, foi criada para quem deseja a experiência de participar de um evento de nível mundial, mas sem se preocupar com a qualificação ou categoria. Podem participar da categoria Open homens e mulheres a partir de 15 anos e sem limite de idade.

Blumenau como ponto logístico
A cidade de Blumenau, vizinha a Pomerode e com várias opções de hospedagem e alimentação, vai funcionar como satélite do evento. Blumenau tem fácil acesso por rodovias e linhas de ônibus de longo percurso para os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Para chegar de avião a Pomerode, a opção mais próxima é o aeroporto internacional de Navegantes (NVT), em Itajaí/Balneário Camboriú.

De Blumenau para Pomerode são cerca de 25km e as cidades são ligadas por um serviço regular de ônibus interurbano, táxis e carros de aplicativos.

Por rodovia, Pomerode fica a 600km de São Paulo (SP) e 600km de Porto Alegre (RS). São menos de 200km até Curitiba (PR), com estradas quase na totalidade duplicadas e seguras.

A etapa brasileira da UCI Gran Fondo World Series tem organização da Riders, de Balneário Camboriú.

As informações estão no site oficial www.ucigranfondobrasil.com.br e as inscrições já estão abertas.

Comentários estão fechados

Fique em dia!

Cadastre-se para receber as últimas notícias no seu email