World Trail Races abre a temporada 2025 na Floresta da Tijuca

A World Trail Races inicia a temporada no dia 22 de março com a segunda edição da WTR Floresta da Tijuca apresentada por SH, em um dos ecossistemas mais ricos do país, no Rio de Janeiro.

Reforçando sua identidade como a etapa que conecta a cidade à montanha, a prova conta com trilhas desafiadoras, percursos técnicos e visuais deslumbrantes dentro do Parque Nacional da Floresta da Tijuca. Na edição de 2024, a prova reuniu mais de 1 mil atletas na etapa inédita no calendário. Em 2025, as inscrições se esgotaram com mais de um mês de antecedência da prova, atraindo 1300 atletas e prometendo ainda mais competitividade ao evento.

“Estamos muito animados em apoiar mais uma etapa da World Trail Races na Floresta da Tijuca. Eventos como esse são fundamentais para promover a prática esportiva, a saúde e o desenvolvimento regional. A realização da competição por meio da Lei de Incentivo ao Esporte demonstra o nosso compromisso em incentivar a atividade física e valorizar o potencial do nosso estado”, disse o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

Com três opções de distâncias (Short 6km, Mid 13km, Long 21km), os percursos passarão por pontos icônicos do Rio de Janeiro, como a Vista Chinesa, oferecendo uma diversidade de terrenos, subidas desafiadoras e toda estrutura de segurança, pontos de apoio e sinalização características da World Trail Races.

“A Floresta da Tijuca é um playground incrível para os corredores, com trilhas imersas na Mata Atlântica, desnível positivo que ultrapassa 1450 metros e descidas técnicas. Preparamos percursos que vão testar os limites dos atletas e recompensá-los com a natureza incrível do parque”, afirma Rodrigo Isaac, Diretor da WTR.

Entre os atletas, a expectativa para o início da temporada na Floresta da Tijuca é alta, uma vez que a etapa marca um dos momentos mais desafiadores do circuito. Segundo Sandra Martins, campeã da Trail Run Short em 2024, a dificuldade dos percursos na maior floresta urbana do mundo são recompensadas pela imersão na natureza local.

“Começar a temporada na Floresta da Tijuca adiciona um toque especial. O Parque oferece trilhas técnicas, subidas desafiadoras e vistas espetaculares, tornando a experiência ainda mais marcante. Além disso, correr nesse ambiente rico em biodiversidade e história é uma verdadeira imersão na natureza”, explica Sandra.

Já Jorge Montenegro, novo integrante do Squad WTR, embaixador da liga, e campeão masculino da Trail Run Short 2024, demonstrou satisfação por começar a temporada em um local onde costuma treinar. “Estou feliz pela Floresta da Tijuca estar no calendário deste ano. Para mim é um lugar ótimo para praticar o Trail próximo ao centro do Rio. Quero fazer boas etapas, buscar melhorar meus tempos e o resto é consequência”, afirma.

Além dos corredores, o evento contará com atrações para os familiares e o público carioca na Arena WTR, que será montada no estacionamento do Instituto Jardim Botânico. O espaço é gratuito e aberto ao público, e contará com shows de pop, rock e mpb, além de uma área de recuperação com massagem gratuita e piscina de crioterapia para os atletas e presentes.

Já os patrocinadores e apoiadores estarão presentes com degustação do iogurte Yorgus, gel da Mombora, picolé Sol & Neve e junto ao lançamento da coleção 2025 da WTR Store. Além disso, a apresentadora do evento, a SH, e a patrocinadora, PRIO, estarão com mais de 70 colaboradores em uma super ação envolvendo esporte, bem-estar e integração.

A SH, empresa brasileira de engenharia, especializada em fornecer suporte e soluções inovadoras para o setor da construção civil, está apresentando a WTR Floresta da Tijuca pelo segundo ano consecutivo. A companhia possui uma sede no Rio de Janeiro, além de mais 10 filiais em todo o país e uma no Paraguai, e em todas promove ações em que incentiva seus colaboradores a terem uma vida mais ativa e saudável.

“É uma honra patrocinar esta corrida que celebra o espírito esportivo e a energia vibrante do Rio de Janeiro. Queremos estar presentes em momentos que inspiram as pessoas a superarem seus limites e buscarem um estilo de vida mais saudável, sendo um pilar muito importante para a nossa empresa”, afirma Luis Claudio Monteiro, COO da SH.

Legado sócio-ambiental

Mantendo seu compromisso com a preservação ambiental e a responsabilidade social, a WTR realiza diversas ações em todas as suas etapas. A liga promove a conscientização ambiental através de ações educativas e incentiva a reciclagem de resíduos, através de sua política de lixo zero, realizando a gestão de todos os resíduos gerados pelo evento.

Por este zelo com a natureza, a WTR se tornou o primeiro evento outdoor do Brasil a conquistar o selo Lixo Zero, com as etapas WTR Floresta da Tijuca e WTR Serra do Mar, e o segundo evento esportivo do país a receber o título. A certificação, concedida a eventos que desviem pelo menos 90% dos resíduos gerados dos aterros sanitários, segue como meta para todas as etapas realizadas pela liga.

Esse pioneirismo na certificação rendeu à WTR o Prêmio Lixo Zero 2024, na categoria eventos, englobando não só eventos esportivos, mas eventos em geral. A liga foi ainda finalista no Prêmio PRESE, Prêmio de Responsabilidade Social do Setor de Eventos da ABRAPE (Associação Brasileira de Produtores de Eventos), que valoriza e incentiva ações de responsabilidade social e iniciativas ESG no segmento de eventos.

Além disso, a organização mantém parcerias com projetos sociais voltados ao incentivo do esporte para jovens vulneráveis da região, além de coletar e distribuir equipamentos esportivos para os projetos. Com isso, a liga deixa um legado positivo para as comunidades por onde passa, fomentando os valores, hábitos e comportamentos sustentáveis que são alicerce da WTR desde o seu princípio.

“Correr em meio à natureza é um privilégio — e com ele vem a responsabilidade de preservá-la. Na WTR, cada passo é um compromisso com a sustentabilidade, transformando desafios em consciência ambiental. Nossa ação de gestão de resíduos busca reduzir ao máximo o impacto deixado pelo evento e, além disso, fomentamos o esporte em comunidades vulneráveis, deixando um legado que vai além das trilhas. Porque correr na WTR não é só sobre superação pessoal, é sobre cuidar do caminho para as próximas gerações.”, afirma Gabriela Corrêa, Head de Marca da WTR.

Show Comments (0) Hide Comments (0)
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique em dia!

Cadastre-se para receber as últimas notícias no seu email