Triatleta olímpico, Diogo Sclebin marca presença mais uma vez e dá dicas aos iniciantes
O que esperar do mountain bike nas montanhas cujas trilhas ganharam fama mundialmente nos anos 80 pelos adeptos do motocross? Diogo Sclebin, atleta olímpico de triatrhlon em Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016, vice-campeão da prova em 2024 na categoria Light (28km) e confirmado na prova deste ano, garante que há espaço para os atletas competitivos quanto para aqueles que vão para curtir o MTB.
“Quem é muito técnico e anda na frente disputa para valer. Mas tem muita gente, como a minha esposa, que vai pra curtição. Há vários trechos com baita visual, como o alto da serra. Então é uma prova ótima para quem quer competir de fato e brigar por posições, mas também para quem quer curtir. Ano passado eu consegui fazer as duas coisas na distância curta”.
Para Sclebin, um ponto positivo e que torna a prova, apesar de dura, uma excelente por-ta de entrada na modalidade é a largada e o início do percurso. “O percurso é duro, mas você não entra de cara em uma parte técnica e isso é muito bom por que evita aquele afunilamento que acaba obrigando os atletas de trás a para-rem. Lá a gente pedala um bom tempo assim, espalhando os atletas e evitando conges-tionamento”.

As famosas trilhas de Nova Lima mesclam trechos técnicos, em que o atleta precisa mostrar perícia e habilidade, com trechos em que dá para ‘socar a bota’. Para os iniciantes ou que ainda não conhecem o percurso, Sclebin dá a dica. “Ao longo do percurso há trechos técnicos e eu mesmo, que ainda não tenho muita ha-bilidade no MTB, tive que por o pé no chão mais de uma vez. Mas também tem muitos trecho que dá para soltar o freio e ‘desembestar’. Quando você não conhece o percurso é bom ter alguém na frente que vai mostrando o caminho e o quão rápido se pode ir. Principalmente na descida.”
Além das provas de Mountain Bike Light (28km) e Pro (53km), o WTR Nova Lima terá provas de duathlon e trail run. O evento terá ainda a tradicional Kids Race, a corrida para a criançada aprender desde cedo os benefícios da prática esportiva e do contato com a natureza.