Conhecida mundialmente depois de uma visita da atriz Brigite Bardot, a cidade de Búzios recebeu nesse final de semana a primeira etapa carioca do Try On Adventure Meeting. Organizada pela Carioca Adventure, a prova teve 3 categorias, permitindo que os atletas pudessem se inscrever na melhor opção de percurso de acordo com seu preparo físico. A categoria Adventure teve um percurso de 35 Km e a participação de duplas. Os quartetos participaram das categorias Expedição (76 km) e Expedição-Pro (104 Km).
Links |
» Relato: equipe Sem Noção » Relato: equipe Cachorro do Mato » Site oficial |
A prova percorreu praticamente toda a península onde está localizada a cidade, com os atletas utilizando as modalidades de orientação, trekking, mountain bike, canoagem, natação, tirolesa, bike'n run e costeira. A largada aconteceu na manhã do sábado, na rua das Pedras, com todas as categorias juntas, com os quartetos de bicicleta e as duplas a pé.
Enquanto o quartetos seguiram até a praia João Fernandinho, onde deixaram as bikes para iniciar um longo trecho de costeira, as duplas correram por alguns metros até o cais, onde pularam na água e seguiram em direção à Ilha do Caboclo para pegar as canoas.
Os diferenciais desta corrida foram: a estratégia que as equipes tiveram que montar entre os PC`s 5 e 7 e a orientação em mountain bike entre os PC`s 7 e 8.
No posto de controle 5 cada quarteto recebeu um caiaque com 3 remos e teve que escolher a melhor opção de caminho, ordem de passagem e a divisão dos participantes nas modalidades de costeira, canoagem e natação para passar pelos PC6 (Ilha Rasa) e outros dois virtuais (Ilha Feia e Ponta do Pai Vitório).
A equipe Try On Eco-Carioca optou por outra estratégia para completar essa seção: deixar de passar por um dos postos de controle virtuais e arcar com a penalização prevista no regulamento. Para eles o tempo que seria perdido para chegar nos PC's virtuais seria maior do que a penalização, mas o fato acabou não repercutindo bem.
Após encontrar a equipe de apoio no PC7, as equipes partiram para uma etapa de orientação com as bicicletas, onde tiveram que encontrar alguns prismas e perfurar seus cartões de controle. Para cada prisma perdido a equipe era penalizada em 30 minutos.
Devido a informações desencontradas, a equipe Phaternon (ES) acabou não pegando o mapa desta seção. Mesmo sabendo que perderiam um tempo precioso com as penalizações, a equipe decidiu por continuar. "A gente decidiu se esforçar ao máximo para tentar tirar esse tempo", disse Thiago Mól, capitão da equipe.
No PC22, transição de mountain bike para canoagem e saída para a última etapa da corrida, a equipe Try On Eco Carioca chegou na frente e logo depois chegaram juntas Camelos e Phaternon. A primeira equipe a cruzar a linha de chegada foi a Eco-Carioca, seguida da Camelos, que conseguiu abrir um pouco de vantagem em cima da Phaternon durante o remo, mas devido às penalizações e a outros recursos apresentados por outras equipes, a classificação foi alterada.
A vitória ficou com a Camelos e as equipes Mão de Pedra e Try On Eco-Carioca foram consideradas empatadas na segunda colocação. A Phaternon ficou com o quarto lugar.
Na categoria Expedição, Os Carica venceram os 75 Km, seguidos pela equipe Pousada Byblos e pela Sem noção, que ficou com o terceiro lugar. Também foi premiada a melhor equipe masculina da categoria, Armada Adventure.
A categoria Aventura foi vencida pela equipe Crux, seguida pela Queijo com Presunto e pela Se Mata. A categoria premiou também duplas femininas e masculinas. No feminino, venceram as meninas da Camelos, seguidas pelas Power Girls. Na categoria masculina, o primeiro lugar ficou com a equipe Endurance, seguida pela Os Caranga e pela Equipão.
Mais informações e resultado completo: www.cariocadventure.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website