Roberta Recoder fala sobre a situação da equipe na The Bull of Africa

Por Redação - 29 Jun 2005 - 15h10

Roberta Recoder, integrante da equipe FAAP Nokia Adventure, sofreu ataques parecidos com asma durante a primeira noite noite da corrida The Bull of Africa. Era tão forte que ela chegou a desmaiar em cima da bicicleta, assustando seus companheiros de equipe - particularmente Allan Panza, capitão da equipe e seu namorado. "Acorda, acorda" eles gritaram, achando que ela talvez estivesse entrado em coma.

"Eu não podia acreditar que isso estava acontecendo comigo. Minha mente estava ficando louca. Planejamos estar nesta corrida durante o ano todo e eu não podia aceitar a idéia de que teríamos que desistir por minha causa." Roberta percebeu que um longo período de descanso não custaria toda a corrida.

"Quando me recuperei, descobri que poderia continuar seguindo em frente com tempo suficiente para me cuidar durante uma corrida de 7 dias," ela disse

Os paramédicos da Netcare 911, da África do Sul, disseram que a atleta não sofreu ataques de asma. Provavelmente ela desenvolveu uma reação alérgica à poeira, com sintomas similares. Sua tosse e o fechamento da garganta lhe deu ataques de pânico, que causou mais constrições ainda. O desmaio é um mecanismo de segurança da mente e do corpo, que a forçou a relaxar e ajudou a regular sua respiração. O corpo da atleta se adaptou lentamente às condições da região de Richtersveld e a equipe continuou andando por quilômetros até o atleta Allan Panza apresentar algumas tendinites.

Recoder explicou, "Quando o vi cada vez mais fraco, eu estava mais forte mas foi difícil porque ele é um super atleta e eu nunca o vi cansado ou fraco. O problema era que não tinhamos a chegada em vista. Eu não poderia dizer para ele aguentar mais um pouco porque faltavam apenas 15km - era mais de 70km nesta seção e outra noite no frio."

A FAAP chegou até o PC9. Com frio e molhados, eles estavam sem os sacos de dormir, apenas com as mantas térmicas. Por sorte os fiscais tinham feito uma fogueira e eles dormiram até de manhã.

A equipe completou 215km dos 580km em 68 horas, ficando 2 dias atrás dos líderes. O The Bull of Africa ensinou à equipe muito sobre eles mesmos e sobre competir em equipe. "Temos que aprender mais sobre a dinâmica de equipe, mas nós voltaremos," ela disse.

Redação
Por Redação
29 Jun 2005 - 15h10 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais