Cento e sessenta e dois atletas estiveram presentes na segunda etapa do Try On Adventure Meeting - Extremaventura. A corrida foi realizada na cidade de Antonina, localizada no litoral norte do Paraná, e foi divida nas categorias Aventura (40km e participação de duplas) e Expedição (70km, com duplas e quartetos). A região é bastante conhecida por sua história, cultura e importância para o meio ambiente e tem como pano de fundo a Pico Paraná, o ponto mais alto do sul do Brasil.
Links |
» Mapa (categoria Expedição) » Galeria de Fotos » Relato Paranaventura » Relato Gralha Azul Trópicos » Relato Body Imports Adventure » Site oficial |
Logo depois da largada as equipes correram para pegar os ducks para iniciar a primeira seção da corrida, remando até o PC1. Foram aproximadamente 8,9 km de duck pela baía de Antonina e pelo rio do Cedro até chegar no PC2. A equipe Gralha Azul Trópicos vinha na frente mas era seguida bem de perto pela Paranaventura, Marumby e Sasquatch.
A equipe Paranaventura fez uma grande recuperação nessa seção de remo depois de um problema na largada. "Logo depois do sinal de largada caiu um competidor na frente da Soraia e a gente perdeu muito tempo para se reunir de novo e quando chegamos para pegar os ducks quase todo mundo já estava na água, mas remamos muito bem", disse Laércio Kazmierczak, capitão da equipe.
As embarcações foram deixadas no PC2 e as equipes iniciaram o trecho de trekking até a sede da SPVS, Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental, local do PC5 e onde os atletas também realizaram o projeto ambiental, plantando uma muda de árvore. Esse trecho foi realizado dentro da APA de Guaraqueçaba, passando por vegetações e faunas nativas da floresta atlântica, e que exigiu bastante dos navegadores, que encontraram pela frente diversas bifucarções e opções de caminhos.
Outra dificuldade foi um longo trecho de banhado. Apesar de todo o cuidado da SPVS em colocar troncos para facilitar a progressão dos competidores, qualquer pisada em falso poderia deixar a pessoa "atolada" no barro quase até a cintura. Esse trekking foi bem bonito, com trilhas passando por vegetação e fauna nativas, remanescentes da Floresta Atlântica brasileira.
Do PC5 os atletas pedalaram até o PC8, localizado no Rio do Nunes, onde pegaram os ducks em direção à chegada. A vitória ficou com a equipe Try On Marumbi que conquistou a liderança durante o trekking e não perdeu mais, cruzando o pórtico de chegada às 18:25h de sábado. "O trecho de trekking foi muito legal porque caminhamos na sombra. Foram 2:56h de trekking, mas tudo na sombra, com exceção do final, na estrada. Foi muito bonito, muito legal!", disse Clodoaldo Pasquini, capitão da equipe Try On Marumbi. "O trajeto foi muito bem elaborado e essa opção de fazer as etapas de cada modalidade mais longa, dificultou um pouco mais a prova e nos beneficiou, já que a gente se sai melhor em provas de resistência e não de velocidade", explicou Pasquini. "Fora a questão da orientação, que foi bem complicada e nós praticamente não tivemos erro de orientação. A prova foi linda, com um visual maravilhoso e o tempo ajudou, ficando uma temperatura agradável", completou.
Em segundo lugar ficou a Paranaventura, que aos poucos está voltando a participar das provas. A equipe não fez muitas corridas neste ano devido a compromissos profissionais dos integrantes. Sem contar com a perda do navegador, Gilles Martinon, que foi trabalhar no exterior. "Ele mandou um email para nós e perguntou se o treino de navegação estava acontecendo e agora a gente vai ter a resposta, que o treino está valendo a pena", disse Mauricio Ribeiro de Lima. "A navegação que o Julio tinha salientado que ia ser difícil realmente aconteceu, mas o que valeu foi uma atenção no mapa e o trabalho em equipe, onde conseguimos aferir o passo e marcar a distância das bifurcações. E também uma calma na navegação foi importante, sem o desespero de ficar correndo tentando alcançar as equipes, ajudou bastante", completou.
Classificação não oficial
Expedição
1 - Try On Marumbi
2 - Paranaventura
3 - Vzan Radical Team
4 - Gralha Azul Trópicos
Expedição - duplas
1 - Stark Web Mountain
Aventura
1 - Tramontrip
2 - Tomb Raider
3 - Avalanche
Mais informações e resultado completo: www.extremaventura.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website