Após quase 20 horas de prova e sob o sol quente do verão paraense, a equipe Kasar Oficina cruza a linha de chegada na Praia de Breu Branco, localizada no município de mesmo nome, ao sul do Pará.
A Kasar competiu na categoria Canguçu, a mais longa, com 105km de circuito, sendo 16km remando em canoas regionais; 52km de bike, divididos em duas pernas; 3,2km de flutuação/natação e 32km de trekking que exigiu um bom conhecimento de orientação.
“Vencer uma prova desse nível, competindo com equipes tão boas como as que participaram, foi uma grande vitória para nós! A corrida foi maravilhosa e adoramos conhecer esse pedaço do Pará, vamos treinar para encarar a próxima etapa e vencer de novo. Quero parabenizar a APEA pelo profissionalismo e competência que demonstraram na organização deste evento”, diz Vicente Penha, da equipe Kasar Oficina.
Na categoria Jaguatirica, com 40km de percurso, a equipe campeã foi a Navegar, da cidade de Breu Branco. A comunidade compareceu em peso para prestigiar o evento e incentivou bastante os atletas locais. O preferido da torcida foi Bira Costa, 45 anos, capitão da equipe Antares e técnico de atletismo da cidade de Breu Branco.
“Quero agradecer a todos pelo incentivo que recebemos. Nossos recursos são muito limitados e foi muito difícil conseguir participar dessa corrida, já que não tínhamos nem equipamento adequado, nem experiência nessa modalidade de esporte, mas foi uma experiência inesquecível que vou querer repetir com certeza! Estou muito emocionado”, declarou Bira ao atravessar a linha de chegada.
A atleta Elina Fádell, da equipe Muiraquitã recebeu um prêmio especial e merecido por sua garra. Logo no início da prova, Elina sofreu uma torção no tornozelo e foi aconselhada a parar de correr, mas a atleta preferiu continuar na competição, e mesmo com muita dor, completou o percurso até o final.
Os esportes de aventura crescem em ritmo intenso no Brasil, especialmente as corridas de aventura e o Pará desponta no cenário nacional de esportes de aventura muito bem representado pela APEA – Associação Paraense de Esportes de Aventura, organizadora da Expedição Canguçu.
Todos os participantes da etapa Breu Branco foram unânimes em dizer que foi uma das melhores e mais bonitas provas que já viram. A beleza do local encantou os olhares e a mente dos atletas, organização e imprensa presente no evento.
“Esta prova está sendo maravilhosa apesar do calor! Aqui no Pará estamos no verão, uma época de pouca chuva, e isso está nos deixando mais cansados. Agradeço por estar aqui e por poder interagir com essa natureza maravilhosa junto a meus amigos. A presença da imprensa especializada aqui no Pará, está sendo maravilhoso para nós, pois assim não só o Brasil, como o mundo poderão conhecer nosso Estado e sentir um pouco da emoção que está sendo fazer essa corrida”, declara Carla Freitas, da Equipe Impacto. Carla é dentista e tem 35 anos, sua equipe ficou em segundo lugar na categoria Canguçu.
Categoria Canguçu
1º - Equipe Kasar Oficina - Belém/PA
2º - Equipe Impacto – Belém/PA
3° - Equipe Bioforma – Belém/PA
Categoria Jaguatirica
1° - Equipe Navegar – Breu Branco/PA
2º - Equipe Asel – Breu Branco/PA
3º - Equipe Unidos – Breu Branco/PA
A Expedição Canguçu é organizada pela APEA em parceria com a Ipaxé Turismo e tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Breu Branco e da CCM – Camargo Correia Metais e apoio da Seel – Secretaria de Esportes e Lazer do Governo do Pará, Eletronorte – Centrais Elétricas, 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva do Exército e Alezi Teodolini Equipamentos Topográficos.
Mais informações e resultado completo: www.expedicaocangucu.apea.org.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website