Apenas 3 quartetos vencem a orientação do Try On Adventure Meeting Ecogerais

Por Redação - 08 Jul 2005 - 11h32

No dia 2 de julho a concentração para mais uma etapa do Try On Adventure Meeting Ecogerais 2005 se deu na praça Nossa Senhora da Conceição, em frente à Prefeitura de Jaboticatubas, cidade conhecida por suas belezas naturais onde abriga cerca de 80% do Parque Nacional da Serra do Cipó.

A movimentação começou cedo. Às 7 horas as equipes receberam os mapas e começaram a traçar o melhor caminho a seguir e logo no início perceberam que teriam grandes dificuldades com relação à navegação, pois o local é um verdadeiro labirinto, com várias trilhas por todos os lados.

Traçados os caminhos e com as equipes devidamente prontas, às 10 horas foi dada a largada. Logo no início algumas equipes já começaram saindo pelo lado errado da praça, mas logo perceberam o erro e voltaram ao caminho certo. As dificuldades ficaram mais claras ainda no primeiro AT, onde após um curto trekking, de 4 km os atletas atingiriam o Rio Jaboticatubas para inicio do Aqua-trekking. Neste ponto aconteceram os primeiros grandes erros de navegação, algumas equipes demoraram horas para perceber que já tinham passado pela ponte do Rio Jaboticatubas e que teriam que voltar para atingir o AT1.

Após 2km rio abaixo, os atletas pegaram suas bikes para um trecho de 25 km conhecido como trilha dos 7 Rios, e embora não fosse tão difícil, algumas equipes ainda tiveram alguma dificuldade, principalmente as duplas de iniciantes.

O AT3, para os quartetos, foi atingido no início da tarde, onde começava um trekking de aproximadamente 35km passando pela Serra da Lagoa Dourada, de onde se podia avistar o Parque Nacional da Serra do Cipó até a Serra da Contagem, a sul da primeira. Os atletas foram recebidos por um visual único na Serra da Lagoa Dourada, conhecida por um dos lugares mais bonitos do Cipó, onde ao entardecer os raios do sol deixam a vegetação dourada, formando uma verdadeira lagoa dourada. Porém, após este momento de contemplação veio a parte mais difícil do trekking, pois ao anoitecer e sem lua, ficou extremamente difícil achar a trilha correta, que muitas vezes sumia no meio da vegetação, confundindo ainda mais os navegadores, isso sem contar o frio que fazia no local, cerca de 9 ºC.

Este ponto foi decisivo para todas as equipes. Das cinco equipes que ainda continuavam na competição, duas se perderam e não conseguiram chegar ao PC 7, localizado já na Serra da Contagem mas ainda longe do AT 4, onde pegariam as bikes para terminar a corrida. Apenas três equipes acertaram a trilha correta que os levaria ao PC 7, entre as serras da Lagoa Dourada e da Contagem.

Na categoria Duplas prova curta, a etapa foi encerrada ainda no PC 5, pois com a dificuldade na navegação as equipes chegaram na área de transição para o trekking final apenas no cair da noite, e como estavam despreparados para o trecho noturno, a organização achou mais seguro encerrar a competição ainda naquele PC.

A equipe carioca Camelos cruzou a linha de chegada às 2:49 hs da manhã do dia 3, e uma hora mais tarde as equipes Trotamundo e Minas Explorer de Belo Horizonte chegaram juntas no AT 4. Neste hora, uma equipe de resgate, já imaginando o erro das duas outras equipes, começou a subida da serra, fazendo o caminho contrário que as equipes deveriam fazer. Às 4:00 horas recebemos a notícia de que uma das equipes perdidas, a Carcará, chegaria a Nova União, cidade localizada a mais de 40 km do AT 4.

Ainda sem notícias da quinta equipe, a Da Geraes, às 6:00 um dos integrantes do PC 7 também saiu à procura da equipe perdida nas imediações do PC 7, e após 2:30 hs de procura não encontrou nenhum sinal da equipe perdida. Ainda nesta hora outras duas equipes de resgate motorizadas com moto e carro começou a procura, e percorreram os lugarejos e fazendas da região. Às 8:30hs a equipe de resgate que havia subido a serra utilizando sinalizadores e apito alcançou o PC 7 ainda sem notícias da última equipe perdida.

Às 6:24 hs a equipe Trotamundo de Belo Horizonte cruzou a linha de chegada em segundo lugar, e às 9:30 foi a vez da equipe Minas Explorer conquistar o terceiro lugar, sendo esta a última equipe a completar a prova.

Às 10:30 da manhã, a cerca de 3km do PC 6 a equipe de resgate avistou uma fumaça no fundo do vale, o que poderia ser a equipe fazendo sinal para o resgate, mas ao chegar perceberam que era apenas um incêndio e ao terminar de apaga-lo voltaram às buscas.

O PC 6 foi atingido pela equipe de resgate do alto da Serra às 12:00hs, hora em que foram feitos os primeiros contatos com o Corpo de Bombeiros para acionamento de uma aeronave para resgate, pois nesta hora não só os organizadores mas também os familiares da equipe já se encontravam preocupados. Por se tratar de um resgate de equipe perdida, e não um acidente mais sério, o helicóptero foi programado para buscar a equipe de resgate, que se localizava no alto da serra para o auxílio nas buscas, às 15:30, mesmo horário em que a equipe perdida deu sinal de vida, pois também chegaram a Nova União, mesma cidade onde a outra equipe teria chegado às 4:00 da manhã.

Com o deslocamento da ambulância do evento para o local onde os atletas perdidos estavam e depois de verificar se todos estavam bem, a organização deu por encerrada a segunda etapa do Try On Adventure Meeting Ecogerais 2005.

Colocação Final:
Quartetos:
1º Camelos – RJ
2º Trotamundo – MG
3º Minas Explorer – MG

Duplas:
1º Na Raça Aventuras - MG
2º Armada Adventure – RJ
3º Força Total - MG

Mais informações: www.ecogerais.com.br

Redação
Por Redação
08 Jul 2005 - 11h32 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais