A terceira etapa do Try On Adventure Meeting - Paletada 2005 ocorrerá nos dias 06 e 07 de agosto, no município de São Francisco do Conde, a 104 Km de Salvador (BA).
O objetivo das corridas de aventura é desenvolver a integração do homem com a natureza, exercitar à superação e a convivência interpessoal. Muitas surpresas foram preparadas pela organização do evento. Por isso, foi escolhido o local que atualmente está sendo reservada ao turismo de aventura, devido à presença de ilhas, costa litorânea, manguezais e resquícios de Mata Atlântica, uma vegetação propícia a atividades de exploração, com terreno massapê e espécies migratória, além de diversos rios favoráveis à prática de canoagem.
As equipes participantes têm bons motivos para enfretarem com coragem a vegetação baiana e as provas pelo caminho. Além da premiação total de R$ 2.300,00 (dois mil e trezentos reais) em prêmios que será dividida entre os vencedores desta terceira edição, os que obtiverem melhor classificação representarão a Bahia no Try On Adventure Meeting Nacional, que acontecerá em São Paulo.
A Paletada é promovida pela SubZero – Esportes de Aventura e a ONG Nascentes Vivas - NAVI com 9 anos se dedicando a esportes de aventura, como exploração de cavernas, escaladas, canyoning etc,. A organização espera atrair, em média, 300 pessoas, em mais de 40 equipes dos estados de Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte, além da Bahia, pois esta terceira etapa está inserida também no calendário do Circuito Nordestino de Aventura - CNA.
Contudo, apesar do nome Paletada, a prova não se limita ao andar a pé. O diferencial do Try On Adventure Meeting em relação aos outros esportes de aventura é justamente pelo fato de reunir diversas modalidades de superação, cada uma mais radical que a outra. As provas que envolvem o try on são: canoagem, natação, trekking (caminhada), mountain-bike, rappel e cavalgada, para tornar ainda mais íntima a interação entre os participantes e a natureza.
Para garantir a segurança em todo o circuito, os inscritos passam por uma capacitação antes de participarem do evento. A SubZero, organizadora da prova, ofereceu duas aulas gratuitas de introdução às técnicas verticais em Corridas de Aventura. As aulas foram ministradas na passarela do Extra – Paralela, nas quais os inscritos puderam tirar dúvidas e aperfeiçoar suas práticas. Além das aulas de introdução às técnicas verticais, os atletas iniciantes puderam participar das aulas de Mountain bike, técnicas de pilotagem, leitura de mapas e técnicas de navegação e localização. Todos esses cuidados fazem parte da preocupação com a segurança dos particpantes, compromisso fundamental dos organizadores do evento, que reúnem longa experiência nessas práticas esportivas e profissionais capacitados para acompanhar todo o trecho da prova. Os atletas terão ainda à sua disposição o auxilio de resgate especializado dos Amigos da Vida.
Durante a Paletada, os atletas provam também a sua responsabilidade social, pois uma das provas estabelece uma ajuda de forma material às comunidades nas quais o evento acontece. Por exemplo, a doação de roupas, mantimentos, brinquedos etc. Outra forma de contribuição social do evento é através do aquecimento na economia local, nas pequenas cidades incluídas no percurso da prova. São dezenas de pessoas comprando alimentos, água, ou necessitando de pequenos serviços.
Os equipamentos básicos necessários para participar das aulas gratuitas são: cadeirinha, cabo Solteira, freio, mosquetões, capacete, par de luvas. As equipes que ainda não tiverem o equipamento, terão a oportunidade de locação de todo material.
Benefícios à saúde - Stress e sedentarismo são os grandes vilões da saúde na vida contemporânea. Causas de inúmeras doenças, esses perigos têm comprometido sensivelmente as relações pessoas e a produtividade do homem moderno.
Preocupadas com a eficiência de seus funcionários, empresas avançadas têm investido na qualidade de vida dos trabalhadores, incentivando a prática esportiva. Quanto maior o stresse do ambiente de trabalho, mais necessários são os momentos de lazer e diversão, para eliminação da adrenalina. Os esportes de aventura são ótimas alternativas para quem precisa botar pra fora aborrecimentos, preocupações e stress. O contato com a exuberância da natureza, as relações de parceria com os outros membros da equipe e a superação dos seus limites são benefícios que esses esportes trazem para a saúde de quem os praticam, e para a melhoria das relações interpessoais. Amigos e familiares que praticam juntos esportes de aventura, descobrem novas virtudes e se conhecem mais profundamente através de provas que exigem cooperação, atenção, dedicação, concentração e coragem.
Sobre o local -
Passeio de barco é a melhor opção para conhecer as belezas do Município de São Francisco do Conde, com ilhas e costa litorânea, manguezais e resquícios de Mata Atlântica, que fazem parte do patrimônio natural deste Município, localizado a 104 km da capital baiana. Dois pontos de embarque, o píer, na orla urbana, e Santo Estevão, um povoado de pescadores muito freqüentado por veranistas, a 32 quilômetros do centro da cidade, servem de ponto de partida para qualquer roteiro náutico. Os passeios podem incluir as ilhas do município – Cajaíba, Fontes, Pati – até a foz do rio Sergi ou do rio Subaé, cantando nos versos de Caetano Veloso.
Para quem se interessa por história São Francisco do Conde é o caminho certo. A história do Brasil Colonial está nos inúmeros engenhos, sobrados e igrejas, além de diversas ruínas de prédios antigos em meio à mata e canaviais, na zona rural do município, terceiro fundado no Recôncavo Baiano. As palmeiras imperiais, símbolos de identificação com a Corte, estão por toda parte. Hoje, a extração, o processamento e o refino do petróleo compõem a principal atividade econômica do município, que não perdeu suas características de cidade bucólica à beira-mar, com seu porto de canoas e seu belo casario colonial, contrastando com uma orla marítimo-fluvial urbanizada e moderna.
São Francisco do Conde possui características peculiares que encantam seus visitantes. A canoa como meio de transporte, a técnica das mulheres marisqueiras, a habilidade na pesca, o preparo do peixe assado na folha de banana, os mingaus de farinha de milho e de tapioca fazem parte do legado deixado pelos Tupinambás e os Caetés Negros, os primeiros habitantes da localidade.
Ficha técnica:
O que: Try On Adventure Meeting – Paletada / 2005
Data: 06 e 07 de agosto de 2005
Local: São Francisco do Conde
Inscrições: Até dia 31 de Julho, com vagas limitadas. As equipes de fora da Bahia terão 20% de desconto nas inscrições.
Informações: www.paletada.com.br / paletada.adventure@paletada.com.br ou (71) 3334-8735
Mais informações: www.paletada.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website