Aconteceu ontem (22/08) a primeira etapa do I Circuito Raid Rio de Corridas de Aventura, percorrendo cerca de 40 km, com orientação com mapas e atividades variando entre mountain bike, trekking, natação em caverna e rapel. Organizado com 2 componentes por equipe, o percurso foi completado em aproximadamente 5 horas.
A prova passou por toda região da Serra de Cassorotiba, passando por Santa Paula, Serra do Camburi, Serra Calaboca e Serra do Macaco. Tudo isso localizado nos arredores do município de Marica. A largada e a chegada aconteceram na pracinha da Estrada de Cassorotiba, em frente à área de minas.
Os competidores saíram em busca do posto de controle 1, localizado no interior da gruta da Mineradora Spar. Neste trecho aconteceu a etapa de natação para a qual a dupla deveria se dividir, pois somente um integrante deveria nadar. Muita adrenalina para entrar na caverna escura e fria e chegar ao PC.
Saindo da gruta, os competidores voltavam ao ponto de largada (PC 2) para pegar as bicicletas e seguirem aos PCs 3, 4 e 5. Chegando ao PC 5 era hora de voltar ao trekking, realizado na Serra d Camburi. Durante o trekking os atletas deveriam parar no PC 10 e fazer o rapel, localizado na Pedra Oca, na ponta da Serra de Cassorotiba. O rapel não foi muito alto, mas o visual e a adrenalina da competição completaram o momento.
Dali os atletas seguiam ao PC 11 para pegar as bicicletas e voltarem ao ponto de largada finalizando a prova.
Depois de 4 horas e 22 minutos a equipe Oscarica venceu a prova na categoria masculina, seguida pelas equipes Oscarica III e Mabuya. Nas duplas mistas a equipe Ambientalistas Radicais foi a grande vencedora, seguida pelas equipes Guaxinim – Try On e Xavantes II.
A primeira etapa do I Circuito Raid Rio contou com o patrocínio de Camelos, Deuter e Rede de Proteção a Vida. Contou também com o apoio de Prefeitura de Marica, Superintendência de Esportes, Amazonas Bike, Salão Manicera, Queijão e Carioca Adventure.
A segunda etapa está prevista para acontecer em janeiro de 2006.