Oman Adventure, o novo evento de Gérard Fusil, criador do Raid Gauloises

Por Redação - 26 Out 2005 - 00h38

Após criar com sucesso eventos como o Raid Gauloises, Elf Authentic Adventure e Réunion d'Aventures, Gérard Fusil está lançando mais um modelo de competição de aventura: Oman Adventure. A modalidade do evento é o Bike´n Run, com a participação de duplas e somente uma bicicleta por equipe, e será realizado entre os dias 02 e 10 de dezembro no Sultanato de Oman, localizado na Península Arábica.

Serão 5 etapas diurnas, mas uma etapa noturna, passando por locais como montanhas, desertos e nas planícies costeiras. Os participantes competirão em uma das três categorias: masculina, feminina e mista. Ao anoitecer, os participantes se encontrarão nos bivaques e largarão na manhã do dia seguinte para a próxima etapa da corrida. Cada estapa pode levá-los até subidas íngremes, travessia de rios, tirolesas, canyoning e orientação.

As etapas serão relativamente longas, entre 60 e 80 Km, para satisfazer os participantes de nível mais alto, mas haverá cortes e rotas menores para os menos treinados. Cada etapa terá também uma grande margem de tempo para poder ser completada e em caso de problemas fisicos ou materiais, você poderá o tempo necessário para chegar até o local de descanso.

O Bike´n Run exige, além força física, estratégia e trabalho em equipe. O custo da inscrição é de 500 Euros por equipe.

Leia abaixo a entrevista com Gérard Fusil

Você anunciou uma grande competição de Bike´n Run. Pensávamos que você não faria nada além de eventos de Esportes de Aventura.
Gérard Fusil.- Mas é um esporte de aventura! Os competidores irão além dos caminhos conhecidos para o coração da natureza para descobrir locais maravilhosos no deserto, montanhas, oásis e tudo isso ao longo da costa.

O que é novo desta vez é que as equipes são formadas por dois competidores e a mountain bike será uma companheira constante. Durante uma semana eles viverão ao ar livre, se encontrando toda noite em um bivaque coletivo.

Para falar a verdade, isso é sobre abrir os esportes de aventura para mais pessoas, graças a um conceito simples e barato que torna fácil para os competidores se organizarem e participar. Dois amigos que correm, pedalam e gostariam de passar bons momentos em um país extraordinário? Eles estão no caminho. O percurso será difícil mas acessível para qualquer nível minimo de condicionamente fisico. Os vencedores terminarão cada etapa algumas horas antes dos outros. Algo como a corrida Dakar, onde os primeiros colocados terminam no começo da tarde e os últimos chegam no final da noite! Você tem que lembrar que os últimos colocados passam pelas mais belas experiências, mas são os vencedores que vivem e respiram sua paixão.

Para esse tipo de evento, o local parece ser muito importante...
Gérard Fusil.- É essencial. Meu objetivo é produzir algo radical, novo, e impossível de descobrir em outro lugar. Em primeiro lugar, o Sultanato de Oman é um agradável choque para os sentidos. É algo que você nunca viu ou imaginou. Assim que você chega em Muscat, você pode perceber o refinamento e a atenção para a arte e o ambiente. Ao ingressar um pouco no país, você descobre muitos aspectos culturais positivos da sua sociedade, como o senso dos antepassados de hospitalidade e respeito à tradição. Para os estudantes, é conhecido como “L’Arabie Heureuse” (Arábia abençoada). Os competidores descobrirão a alegria de passar pelas montanhas secas de Oman e o prazer de rolar e correr por trilhas de areia ou as costas... o que alguns de nós já fizemos quando estivemos no nordeste brasileiro. Eles descobrirão canions incríveis, oasis Wadi, dunas de areia, desertos de rochas, esculturas naturais. Esse planeta ainda reserva algumas surpresas para nós e o Sultanato de Oman é a prova disso. Em 1992, eu organizei aqui uma das edições mais bonitas do Raid Gauloises.

Quem participará do Oman Nature Adventure?
G.F.- Em primeiro lugar os competidores multi esportivos que já fazem de tudo e estão sempre querendo experimentar coisas novas com um espírito pioneiro. Depois temos fortes mountain bikers que podem correr e bons corredores que podem pedalar. Acho que pode ser um desafio também para os triatletas. Quando ao nível sei que haverá bons atletas, porque foram os primeiros a se inscrever, mas recebi muitas perguntas sobre amadores com pouco treino e que procuram por viagens de aventura. Eu digo a cada um que devem vir, sem hesitar. Nós os encorajaremos ao longo da prova, mostrando opções mais suaves do percurso.

Além disso, espero que haja muitas mulheres, já que teremos três categorias: feminina, masculina e mista. A corrida requer fineza e tenacidade, e com esses atributos, acredito que as mulheres possam ser uma ameaça para os homens.

Para uma real competição, qual a importância do desafio em bicicleta e corrida?
G.F. Uma grande importância. Já no nível estratégico. Você deve ter dois atletas com a mesma performance nas duas disciplinas ou eles devem ser complementares? As trocas deverão ser curtas ou longas? Como o percurso deve ser traçado para que os dois competidores não se percam? Qual mountain bike você deverá usar para melhor adaptar ao tamanho de cada atleta? Com essas questões aparecem as relacionadas ao espírito de equipe. Com apenas duas pessoas, qualquer discordância pode ser fatal. Você tem que entender o outro rapidamente. Os competidores deverão gerenciar a quantidade de comida também. Transportaremos suas caixas com comida para cada bivaque. Eles deverão carregar sua comida a cada dia, incluindo a água, que garantiremos um suprimento fresco diariamente.

Considerando todos os eventos que organizou, não é um pouco frustrante se limitar a apenas duas disciplinas?
G.F. Para ser sincero, não estamos nos limitando muito porque com a bicicleta você ainda pode atravessar rios, passar por cânions, fazer rapel, tirolesa, cruzar pontes, remar e muitas outras coisas. Nós temos várias idéias de como tornar essa modalidade interessante e espetacular. Quando organizei o Bike´n Run durante o último "Réunion D'Aventures", percebi que esse tipo de desafio tem um grande impacto visual. Agora, visuais... teremos muitos deles, como é normal nos nossos eventos. Essas imagens farão você sonhar enquanto estiver sentado em frente à sua televisão.

Mais informações: www.authentiqueaventure.com

Redação
Por Redação
26 Out 2005 - 00h38 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais