A equipe Neo Zelandesa, Seagate.com, liderada por Nathan Faavae, é a favorita para vencer este ano o Southern Traverse, a ser realizada em novembro em Marlborough, ainda comemorando a vitória em Fiji. No início do ano, a equipe venceu o USA Gorge Games e a vitório no Southern Traverse resultaria em uma trinca de vitórias importantes no calendário 2002 de corridas de aventura.
Nathan Faavae, Jeff Mitchell e Neil Jones estão competindo juntos por muitos anos, conseguindo a segunda colocação no Adventure Race World Championship na Suíça, no ano passado com a participação de Kathy Lynch. Kristina Strode Penny se juntou à equipe em 2002. Para o diretor do Southern Traverse, Geoff Hunt, a recuperação física será a chave do sucesso para uma vitória em Marlborough.
"O ritmo forte do Southern Traverse exigirá que a equipe tenha se recuperado o suficiente de Fiji para se manter à frente do pelotão. Apesar disso, com o percurso sendo na região conhecida por Nathan, eles certamente terão uma certa vantagem e a navegação não será problema para eles tanto quanto para outras equipes."
"Existem outras equipes fortes na Nova Zelândia como a Sportzhub, liderada por Steve Knowles e a equipe Queenstown, liderada por Hadyn Key, mas eu estou apostando na Seagate como vencedora deste ano."
A corrida será bem disputada com a participação da experiênte Rebecca Rush em uma equipe Kiwi e da equipe Subaru, liderada por Dan Barger, procurando melhorar o resultado do ano passado, 5o lugar.
Outras equipes internacionais favoritas pelos primeiros lugares inclui a Lythgoe, da Inglaterra, liderada por Nicola Davies. A equipe Lythgoe venceu o British Adventure Racing Championship 2002 e são conhecidos pelo conhecimento e experiência em endurance em corridas nas montanhas.
Este ano o percurso do Southern Traverse está 213 km maior que em 2001, e cobrirá 535km do terreno de Marlborough, incluindo a costa, rios e altas montanhas da região. Geoff Hunt diz que os competidores precisarão estar preparados para um longa e espetacular seção de mountain bike, seções memoráveis de remo e seções interessantes de trekking, onde a navegação fará muita diferença.
A corrida de 6 dias, 24 horas de corridas, terá início na segunda, 18 de novembro, com o local de largada anunciado uma semana antes. Os detalhes do percurso será mantido em segredo até o briefing para os competidores, no domingo, 17 de novembro.