Definição dos quartetos campeões da Extremaventura 2005 acontece nesta quarta feira

Por Wladimir Togumi - 22 Nov 2005 - 08h33

Cento e sessenta e doi atletas estiveram presentes na Itambé Caminhos de Balsa Nova, etapa de encerramento do circuito Extremaventura 2005 e de definição dos campeões paranaense. Divididos nas categorias Aventura e Expedição, as duplas e quartetos superaram o percurso nas modalidades de orientação, trekking, mountain bike e canoagem. Outro desafio para os participantes foi a hidratação. Apesar da previsão de chuva e ameaça de chuva logo na largada, o sol apareceu e o calor durante o dia exigiu atenção dos atletas, que viam seu estoque de água acabar rapidamente.

» Classificação Final
» GPS Track
» Galeria de fotos
» Site oficial

Mas os quartetos campeões de 2005 somente serão conhecidos nessa quarta feira (23/11). O adiamento aconteceu porque diversas equipes foram vistas trafegando por um trecho de asfalto proibido pela organização, entre elas a Sasquatch, vencedora da etapa. Com a penalização a equipe entrou com recurso e a organização optou por adiar a decisão para analisar os argumentos dos atletas. Um desses argumentos se refere ao tempo perdido para encontrar o PC7, que se encontrava fora do lugar demarcado no mapa e obrigando a organização a suspender esse posto de controle.

Categoria aventura - Entre as duplas da categoria aventura, a vitória ficou com a Bolicheiros, que venceu em Guaratuba e Tibagi e conquistou o título de campeã com a segunda colocação em Balsa Nova, completando os 38,5 km da prova em 4h31min. Rafael Cerqueira correu no sábado com o estreante Túlio Magalhães e nas outras três etapas, correu ao lado de Erick Marques na Bolicheiros. Com o resultado, o time se prepara para alçar vôos mais exigentes em 2006, e já foi definido um novo nome para a equipe que vai se transformar num quarteto: Audax.

Para Rafael Cerqueira, a temporada de estréia foi de muito prazer. "Só competi em locais que pouco ou nada conhecia. Os locais são muito bonitos e o título é um incentivo para continuar a correr", avalia Rafael, que já admite estar entrando na Audax para aumentar o nível da adrenalina no sangue. "Ano que vem, se tudo der certo, estaremos participando de competições maiores e quem sabe até de corridas internacionais, como o Ecomotion e o Desafio de Los Volcones", finaliza Rafael.

A prova - A largada aconteceu em São Luis do Purunã, região turística do município de Balsa Nova, localizado a 45 quilômetros de Curitiba. A primeira perna da corrida foi uma mountain bike de 14,7 Km e já na largada, a bicicleta do atleta Adriano José Safiano arrebentou a corrente, obrigando a equipe Marumbi, líder do circuito até esta etapa, a substituir a bicicleta, o que lhes custou minutos preciosos e o distanciamento da equipe do pelotão principal.

A primeira a chegar no PC-1/AT-1 foi a Gralha Azul Audax. Às 10h04, o quarteto deixava suas bicicletas e partia para uma corrida de 6,1 km até o rio Iguaçu. As equipes optaram por caminhos diferentes para chegar até a margem do rio. Algumas optaram por seguir pelo campo e trilhas, enquanto outras optaram pela segurança das estradas.

O início do remo foi dificultado pelo vento contrário, que tornou difícil para os atletas manter o barco em linha reta. Os atletas de primeira viagem com o duck sentiam muita dificuldade e utilizaram diversas posições até encontrar a melhor opção (pelo menos para eles) para conseguir chegar até o final do remo, como por exemplo utilizar o duck invertido, com um atleta remando ajoelhado na proa e o outro na popa, quase dentro d'água.

Novamente em terra, as equipes tiveram que enfrentar um desafio extra, carregando por 1,9 km os ducks entre trilhas e subidas íngremes. Neste momento, a Sasquatch assumiu a ponta da competição e a Marumbi recuperou-se do tempo perdido no início garantindo momentaneamente o segundo lugar. A Aspira I e a Clube Náutico Santa Rita Adventure eram as líderes em suas categorias, expedição Duplas e Aventura, respectivamente.

No PC-4/AT-4, as categorias se dividiam, enquanto a Santa Rita, que corria sua primeira prova, partia para surpreendente vitória na Aventura, a Expedição partia para parte mais dura da competição, os 40,3 km de mountain bike, cruzando rios, trilhas e estradas rurais até a chegada.

A equipe Sasquatch foi a primeira a chegar, depois de 8h38min correndo, pedalando e remando. Depois deles, em segundo chegou a Iac`z (8h59min), seguidos pelos Aventureiros do Fogo II (9h18min) mas foi penalizada em três horas por ter separado mais de 100 metros os seus integrantes, Gralha Azul/Audax (9h21min) Paranaventura (9h35min), Body Imports (9h56min) e Marumbi Try On (10h29min).

Entre as duplas da Expedição, a primeira foi a Atairu, após 9h16min. Depois, chegaram as duplas Ecobrasil Team (9h33min), Capuã I e II (9h35min) e Clube Náutico Santa Rita II (9h38min)

Informações: www.extremaventura.com.br

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
22 Nov 2005 - 08h33 | sul |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais