As corridas de aventura crescem em ritmo acelerado em todo o mundo. No Brasil já temos equipes profissionais e provas internacionais no calendário. Quase todos os estados brasileiros já têm o seu Circuito de Corrida de Aventura, de norte a sul do país.
No Mundial deste ano que aconteceu na Nova Zelândia, três equipes brasileiras estiveram presentes representando o país e competindo contra os maiores nomes do esporte. Não é pouco para uma modalidade de aventura que chegou ao Brasil a menos de dez anos!
A corrida de aventura é um esporte multidisciplinar no qual os atletas praticam modalidades como orientação por mapa e bússola, trekking, mountain bike, canoagem, natação e técnicas verticais. Geralmente feita em equipe de três a quatro pessoas, sendo uma do sexo oposto. As corridas também podem ser em dupla ou solo, onde os atletas testam seus limites individualmente.
Todo esse crescimento gerou a necessidade de uma Instituição que representasse o esporte e atuasse para promover a profissionalização das corridas de aventura, criando uma identidade como esporte nacional. Assim nasceu a APCA, representando São Paulo, o maior pólo do esporte no Brasil, com o objetivo de ajudar a desenvolver as corridas de aventura em nível nacional.
Para comemorar essa conquista a APCA vai reunir o mundo da aventura em uma grande festa no Podium Adventure (www.podiumsports.com.br), com direito a brindes, desconto nas inscrições e no cardápio.
Os melhores fotógrafos de aventura também estarão expondo suas fotos mais radicais e os melhores vídeos também poderão ser vistos.
A APCA é uma Associação aberta a todos os interessados e visa orientar quem deseja participar das corridas, seja como organizador, mídia, atleta ou prestador de serviço.
O presidente atual é o atleta Rafael Campos e toda a diretoria é composta por pessoas profundamente envolvidas com o esporte.
Ética, respeito, trabalho voluntário e comprometimento são os pilares da Associação.
Mais informações sobre a APCA estão no site www.apca.esp.br