As equipes Oskaba e Usbão, de Alagoas, conquistaram o 1º e 2ª lugares, respectivamente, na prova realizada no último fim de semana em Pernambuco. O terceiro lugar ficou com a equipe Tapuias (RN), em quarto ficou a Lobo Guará (PE) e Sertões (PE) garantiu a quinta colocação.
A competição que encerrou o CNA, o segundo maior circuito de corrida de aventura do Brasil, foi realizada nos dias 10 e 11, em Recife. Considerada uma das provas mais difíceis da região, pela distância e por exigir um bom nível técnico das equipes, a Odisséia 2005 reuniu atletas de diversos estados do Nordeste.
A largada da prova foi por volta das 9h do sábado (10), na divisa entre as cidades de Recife e Jaboatão dos Guararapes, e durou cerca de 24h. Para as equipes que estavam da disputando o CNA, foram 126km de aventura divididos em 52km de montain bike, 38km de trekking, 5km de remo, 1.450m de natação, 8km de pista de orientação, além das técnicas verticais.
"A prova toda foi muito técnica e a navegação exigiu muita atenção de toda equipe. Vencer essa última etapa do CNA foi um dos maiores desafios que enfrentamos este ano", cometa o capitão da Oskaba, Fábio Aragão.
A prova também contou com uma versão mais curta, a Odisséia Light, com apenas 58km. Quem preferiu essa aventura enfrentou um percurso de 24km de montain bike, 5km de remo, 25km de trekking, 800m de natação e cerca de 3km de pista de orientação.
Circuito 2005 - A Odisséia 2005 encerrou o calendário oficial do CNA, organizado pela Associação Nordestina de Corrida de Aventura (ANECA). Ao todo foram cinco etapas, realizadas entre os meses de abril e dezembro, nos estados do Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia, Paraíba e Pernambuco.
O circuito reuniu cerca de 30 equipes dos cinco estados que integram o CNA. No ranking geral de 2005, a equipe Oskaba (AL) foi a vencedora, com 150 pontos. Já a disputa entre o segundo e terceiro lugar foi acirrada. As equipes Tapuias (RN) e Carcará (PE) ficaram empatadas com 63 pontos, mas o segundo lugar acabou ficando com a Tapuias, seguindo os critérios de desempate do regulamento. "De acordo com o regulamento do CNA, em caso de empate na pontuação, passa a ser considerada a quantidade de vitórias conquistadas pela equipe durante o circuito. Com isso, a Tapuias, que havia conquistado um 1º lugar, ficou a frente da equipe pernambucana", explica o presidente da ANECA, Sérgio Bandeira.
Ranking Geral CNA 2005
1º Oskaba (AL) - 150 pontos
2º Tapuias (RN) - 63 pontos
3º Carcará (PE) - 63 pontos
4º Caboclos de lança (PE) - 55 pontos
5º Usbão (AL) – 45 pontos
Circuito 2006 - O CNA 2005 acabou, mas a ANECA já definiu o calendário de competições para o próximo ano. Em 2006 o estado do Ceará entra para o Circuito que passará a ter seis etapas. As provas começam em abril, com a primeira etapa realizada no Rio Grande do Norte; seguido de competições em Alagoas, Ceará, Bahia, Pernambuco e Paraíba.
Calendário CNA 2006
21 a 23 de Abril – Rio Grande do Norte
2 a 4 de Junho – Alagoas
5 a 7 de Agosto - Ceará
8 a 10 de Setembro – Bahia
2 a 4 de Novembro – Pernambuco
9 e 10 de Dezembro – Paraíba
Mais informações: www.cnaoline.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website