Relato da Equipe Tatus na Expedição Chauás Eldorado

Por Igor Bretas de Figueiredo - 16 Dez 2005 - 12h18

Pra começar... Tínhamos decidido não correr mais nada esse ano e já tínhamos dado o ano como encerrado. O Macaco (Thomas) ainda estava com o tornozelo machucado do EcomotionPró e fora de ação até janeiro, eu voltando de contusão, Tobias devagar nos treinos e a Lê só de volta em 2006!

Mas, lógico, acabamos indo do mesmo jeito...

Contra todas as perspectivas a Tatus estava alinhada na belíssima Caverna do Diabo para a Largada.

A Equipe foi formada pelo Tobias, Ricardo (Bob) ex Tamanduá e que desenterramos de um desses buracos de “tatu”, mais a Drika e eu. A Drika corre normalmente com a Carambola e topou encarar a prova com a gente totalmente de última hora e sem conhecer ninguém! Fantástico!

Já na largada, querendo dar uma de “espertinhos” fomos os primeiros a entrar na caverna do Diabo procurando se posicionar e sair na frente. Piada! Como não cabia todo mundo na caverna a moçada foi se amontoando e nos empurrando cada vez mais para dentro da “boca do capeta”. Fomos os últimos a sair dali depois da buzina do Lucas.

Trekking - Já na largada caíamos na mata em uma trilha fechada e que ia se bifurcando, sumindo e aparecendo a todo o momento, mal sabíamos que isso ia se estender pelos próximos 35Km... trekking alucinante, muita mata fechada e navegação como a muito tempo não se via no Brasil. Nessas bifurcações e na pilha total de começo de prova começamos a nos dar bem e ir lá para frente. No PC1 já assinamos em oitavo e muito próximo das primeiras e foi assim até o PC4 (com uma ajudinha das abelhas pra segurar a Selva!).

Do PC4 tínhamos mais uns 6 km na mata até bater na estrada e chegar no PC5. O ponto crucial era que essa a trilha continuava em um desaparece e volta o tempo todo, e nos km finais ela bifurcava dando a opção de descer pelo lado sul do vale (opção errada) ou subir mais um pouco e descer pelo lado norte da serra (opção certa). O fato é que pouca gente desceu pelo lado certo e já na descida da serra tínhamos a leve sensação de ser os primeiros a passar por ali, a trilha estava muito pouco marcada e cheia de teia de aranhas.

Descemos em um perrengue total porque perdemos a trilha no final, mas não pela melhor trilha (alias não descemos por trilha). Eu rasgando mato e Bob “o lenhador” apoiando em um arvore enorme que, simplesmente desabou. Sensacional, estávamos na estrada as 8:30 da noite e paramos para beber água na casa de um morador local quando ele nos informou que éramos os primeiros a passar por ali! PRIMEIROS !!!Corremos que nem uns loucos e 1,5Km e meio na frente outra casa de local e outra vez a informação,  “não passou ninguém aqui ainda não, sôô!”

Quinze minutos depois estávamos no PC5 e REALMENTE EM PRIMEIROS! Nunca havíamos assinado uma folha em branco daquele jeito!!!
Com a melhor das sensações subimos nos ducks e partimos.

Remo - Pesando 180Kg, Bob e Tobias no “transatlântico” que, claro, encalhava em qualquer banca de areia que estivesse a menos de 10 metros de profundidade e o “expresso ecologia” carregando eu e a Drika! Os peixes, não sei porque, não paravam de pular no colo da Drika (era quase um milagre da multiplicação dos peixes acontecendo ao vivo...) e que claro, com todo o seu espírito ecológico, a Drika insistia em devolver para água! Ainda bem que antes do pobre barquinho afundar de tanto peixe ela, carinhosamente, explicou aos peixinhos para pararem com aquilo que ela estava em primeiro e precisava remar forte. Um pedido desses nem peixe resiste, seguimos caminho com o FON... FON... do “transatlântico” ao fundo. Pouco mais de 3 horas depois estávamos no PC6 para uma rápida transição e sair para o trecho de mountain bike.

Bike - Em uma pilha @#$%@ saímos que nem uns loucos rumo ao PC7. Subimos uma serra assinamos o PC, descemos a serra, subimos outra serra, assinamos o último PC e aí foi só curtir mais 4Km de down hill até a chegada no centro de Eldorado! Fechamos os 120Km da prova em 14 horas e 39 minutos seguidos pela Endorfina e pela Paz na Mata.

O caneco era nosso!!! Pela primeira vez, na curta história da Tatus, éramos os primeiros e logo na Expedição Chauás, prova aonde realmente fomos formados como corredores de aventura e estamos presentes desde 2003 em Juquiá.
Não podia ser melhor...
 
Agradecimentos:
Queria em primeiro lugar agradecer o Lucas e toda a equipe da Expedição Chauás pela dura e belíssima prova! Vocês fecharam o Circuito 2005 com chave de ouro!

Aos companheiros de equipe. Mantendo o bom humor o tempo inteiro, construímos deliciosas histórias para durarem uma vida!  

Por fim, a todos que a apoiaram a Tatus em todo esse ano de 2005 e que nos colocaram onde estamos hoje.

Valeu, um ótimo final de ano e um 2006 cheio de realizações.

Igor
“Equipe Tatus de Corrida de Aventura”

Igor Bretas de Figueiredo
Por Igor Bretas de Figueiredo
16 Dez 2005 - 12h18 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais