A 2a etapa do Cross Series, organizada pelo Club de Corredores com o aval da USARA (United States Adventure Racing Assotiation), foi realizada na Estância Santa Elena, sobre o rio Luján e contou com a participação de 510 competidores em equipes de 3 integrantes.
O desafio foi supera o trajeto de 60km nas modalidades de cross country (trekking), mountain bike, canoagem em duck e travessio de rios com bóias. A maior dificuldade do terreno foi o barro provocado pelas chuvas da noite anterior, e a parte mais refrescante foi a travessia dos rios.
O X-Series foi uma corrida de caráter explosivo, no qual os competidores carregaram pouca coisa para aumentar o rendimento. A equipe vencedora da categoria masculina foi a DUKE TEAM, de Avellaneda, em 03:18:41, composto por Omar Albornoz, Juan Carlos Varela e Diego Díaz. A segunda posição ficou com a Team Chapelco de Gabriel e Guillermo Uriburu e Pedro Pereyra Iraola em 3:22:43, seguidos pela Anaconda de Gonzalo Terán Frías em 3:24:07.
A equipe Nike foi a vencedora na categoria mista com 03:27:38, ficando na 4a colocação na geral, sendo composta por duas mulheres, Florencia Gorchs e Romina Maldonado junto com Juan Gundel. Em segundo chegou, com 3:43:01, Nidia Barrientos, Gabriel Gonzalez e Mauricio Olivera com a equipe Im-Pro de Buenos Aires e em terceiro lugar, com 3:47:00 chegou a Seguros San Cristóbal de Tandil, composto por Maria Fernanda San Martín, Sebastián Fernandez e Mauricio Palladini.
A terceira etapa do X-Series será realizada em Mar del Plata no dia 8 de dezembro, e definirá o vencedores do circuito. No ano que vem o circuito contará com 6 etapas.