Guilherme Pahl e Shubi Guimarães participarão do Coast to Coast (NZ)

Por Wladimir Togumi - 25 Jan 2006 - 00h09

Nos dias 11 e 12 de fevereiro acontecerá a 24 edição do Coast to Coast (C2C), um dos mais antigos eventos multiesportivos do mundo e que deu origem às corridas de aventura. A Speight's Coast do Coast atravessa a Iha Sul da Nova Zelândia, partindo de Kumara Beach no mar da Tasmânia e terminando em Summer Beach, no oceano Pacífico.

Tanto no evento de dois dias (solo e dupla) ou de um dia (apenas solo), os competidores pedalam 140Km (3 etapas de 55Km, 15Km e 70Km), correm 36Km (incluindo um estágio de 33Km que cruza os Alpes do Sul) e remam 67Km no rio Waimakariri, com corredeiras de nível 2. No caso das duplas, a competição acontece no sistema de revezamento.

Entre os atletas participantes estão Guilherme Pahl e Shubi Guimarães, integrantes das equipes Oskalunga Brasil Telecom e Atenah respectivamente, e que participarão na categoria solo, com 1 dia de duração. A previsão do término é entre 11 e 15 horas de prova.

Segue abaixo uma pequena entrevista com Guilherme, que está com sua equipe treinando na Nova Zelândia:

Por que ir para a Nova Zelândia?
Buscando o caminho da evolução na aventura, vim aprender com alguns destes mestres a ser mais veloz.

Como estão os treinos?
So far so good. Escalei todas as montanhas que vi, desci todos os rios que passaram na minha frente e gastei asfalto por muitos horizontes. Treinei com OS caras daqui! Lendas vivas como Ian Edmond e Neil Jones e o atual campeão mundial de corridas de aventura Nathan Fa`avae.

E a diferença dos treinos em relação ao Brasil?
A maior lição que vou levar para o Brasil é que qualquer terreno e corrível! Treino para o C2C é corridão de 3 a 5 hrs nas montanhas! Semanal! Se os caras aqui corressem nas trilhas, ia se aproximar das provas de aventura no Brasil, mas eles correm no leito dos rios, sobre as pedras. Não, não é cascalho. São bolderes, big bolderes, rio acima, 1000m de desnivel. Por 30 km! Treino? É melhor levar sempre os obrigatorios: jaqueta, lanterna, 1os socorros, rango, muito rango e outra jaqueta so pra garantir...

Qual sua expectativa para a prova?
A prova é decidida nesta corrida de montanha, que dura de 3 a 4h, e no caiaque, que espero fazer entre 4h e 5h. Caiaque nao é o duck que temos no Brasil. Mas fui avisado pra treinar de K1 no Lago Paranoá e pude testar alguns dos vários modelos de caiaque da Nova Zelândia. Muito velozes nas ondas e corredeiras de classe II +, e tensos nas curvas e refluxos de uma garganta, sem descanso por 2 hrs!

Os rios tem dinâmicas bem diferentes dos que eu já tinha remado: são rasos, tem o leito de pedra, os canais se espalham e se dividem, mas a corrente é forte e veloz. Desci o Waiamakariri 3 vezes até agora. Nas duas primeiras vezes eu tinha a esperança de decorar o caminho entre os braços e pedras. O volume de água era de 40 a 60 mts cúbicos. Na 3a vez eram de 180m cúbicos! As pedras rolaram, os canais inundaram e estava tudo diferente. Tinha até uma metade de caiaque presa na garganta!!! Mas sai ileso, sobrevivi aos treinos. Tô pronto e estou ansioso pra largada!

Mais informações: www.coasttocoast.co.nz

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
25 Jan 2006 - 00h09 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais