Speights Coast to Coast - Brasileiros prontos para a largada

Por Jorge Elage - 09 Fev 2006 - 11h03

Speights Coast to Coast
West Coast, sexta, 10 de fevereiro

Por cerca de três dias a vida na pequena cidade de Kumara, 30 quilometros ao sul de Greymouth, muda completamente. Milhares de pessoas desfilam os mais novos modelos de bicicletas, caiaques e equipamentos de última performance em busca do grande desafio – o Coast to Coast, tradicional e mais antiga prova de multisport da Nova Zelândia.

Nesta 24a. edição, 756 atletas percorrerão os 243km do percurso que parte do Mar da Tasmânia, atravessa os Alpes da Ilha do Sul e chega na praia de Summers, na cidade de Christchurch, às margens do Oceano Pacifico.

O evento é dividido em dois formatos e diversas categorias. O mais notório chama-se “Longest Day”, dando nome a prova individual, realizada em um dia, considerada o campeonato mundial das provas de multisport. O outro formato permite a conclusão do trajeto no decorrer de dois dias (sexta e sábado), e abriga categorias individuais e por equipe - mistas, masculina e feminina, aberto e veteranos.

Os neo-zelandeses são franco favoritos todos os anos, mas é a crescente presença de extrangeiros no evento, entre estes atletas da mais alta qualidade.

Robin Judkins, organizador do evento, destaca entre os favoritos da categoria masculina o atual campeão Richard Usser, membro da equipe Balance Vector e atual campeão mundial de corridas de aventura, além de Gordon Walker, Phil Costley, Tim Pearson (todos da Nova Zelândia) e Jody Zerbst, atual campeão australiano, Guy Andrews (também da Austrália) e Shane Sigle (USA).

No feminino ele prevê maior presença das atletas estrangeiras no pódium. Entre as favoritas figuram os nomes de Emily Miazga (Canadá) Sara Wallen (Suécia) e Elina Rautila (Finlândia, corredora da equipe Nokia e namorada de Usser).
           
Curiosidades - Rob Hamill e Kevin Biggar, que atravessaram o Oceano Atlântico a remo, se inscreveram na categoria duplas masculinas e farão o trecho de ciclismo com uma “bicicleta a remo”. A maior surpresa no entanto é a participação de um deficiente visual. O irlandês Mark Pollock, que fará o percurso em companhia de um guia, nåo pôde concluir a prova no ano passado devido ao horário de corte na corrida de montanha, onde o percurso é extremamente técnico. Este ano ele volta com mais determinação para completar o percurso.

As provas - A largarda da prova de dois dias acontece na sexta feira, na areia da praia de Kumara, com os atletas correndo três quilômetros até a transição onde pegam as bicicletas para 55km de ciclismo (200m desnível) e mais 33km de corrida de montanha para finalizar o primeiro dia de prova (900 metros de desnível).

No sábado, os atletas da prova de um dia largam da praia de Kumara, enquanto os outros voltam ao percurso para mais 15km de ciclismo, agora já em declive, seguido de 67km de canoagem em águas brancas, descendo o rio Waimakariri e finalmente outros 70km de ciclismo ate a cidade de Christchurch.

Guilherme e Shubi - Os brasileiros estão motivados para a prova. Claramente mostram-se satisfeitos por serem os primeiros a representar o Brasil no evento, sentem-se preparados física e psicologicamente para o desafio. Ambos sabem que historicamente são pequenas as chances de uma performance de destaque, logo na primeira participação. Por outro lado correm “sem pressão” em busca da primeira marca, uma referência para futuras participações. Eles permaneceram em território neo zelandês por três meses, sob tutela de Ian Edmond, atleta da equipe Merrel de corrida de aventura e ex-campeão da prova. Correram, remaram e pedalaram pelo trajeto... e além.

Jogo Rápido - Solta o verbo! Quais as palavras para descrever os sentimentos pré-largada?

Gui Pahl - “A gente já pode começar a dar as desculpas antes da prova?” ele ri.“Sem grandes expectativas, porém pronto para aproveitar qualquer oportunidade. Sei que talvez ainda nao seja minha vez, mas se vacilar eu furo a fila!”

Shubi Guimarães - "Acho que fizemos nosso dever de casa e nos sentimos preparados para dar o máximo em busca das melhores colocações, possivelmente surpreendendo alguns favoritos."

Mais detalhes e fotos do primeiro dia do evento podem ser acessadas no site www.paddlebikerun.com, nosso mais novo parceiro nesta cobertura on-line.
O site oferece up-dates ao vivo e durante todo o sabado mantera o ranking dos competidores atualizados.

Jorge Elage
Por Jorge Elage
09 Fev 2006 - 11h03 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais