Gravada na região de Ponta Grossa no dia 04 de fevereiro, a segunda etapa do Band Pé no Rio 2006 foi ao ar neste domingo, dia 12, e contou com a participação das equipes das Universidades Federal e da Tuiuti, que competiram nas modalidades de corrida, ciclismo, rapel de cachoeira, canoagem (duck), cavalgada e a cada bloco do programa realizando diversas tarefas ambientais.
A vencedora foi a equipe da Federal que somou 320 pontos, assumindo a liderança provisória do programa. A Tuiuti que somou apenas 150 pontos ocupa até este momento a última colocação, atrás da Unicenp e Puc, segunda e terceira colocada respectivamente. A UEPG estréia na telinha no dia 26, quando estará disputando com a Puc a prova que será gravada no próximo final de semana, dia 18 em Tijucas do Sul, região metropolitana de Curitiba.
Prova - A prova começou com uma pequena corrida entre a estrada dos Alagados e a Capela de Santa Bárbara, local de forte relação histórica com o município de Ponta Grossa. Principal ponto de parada de Tropeiros na antiga província de Castro no século XVIII, a Capela de Santa Bárbara é um dos marcos da fundação da cidade de Ponta Grossa, hoje uma das maiores cidades do Paraná. Após 2,5 km de corrida, a primeira equipe a chegar foi a da Universidade Federal que somou 20 pontos pela velocidade. Na capela, os estudantes deveriam fazer um relato histórico do local e se preparar vestidos como Tropeiros do século XVII para a cavalgada entre a capela e o Salto São Jorge. No caminho, mais relatos sobre o Tropeirsmo valendo mais 40 pontos.
No Salto São Jorge, uma queda d'água de 40 metros, as equipes deveriam descer de rapel e no meio da descida procurar um indício para o próxima atividade. No pé da cachoeira as equipes fizeram o relato sobre um contato geológico existente no local, entre a Formação Furnas (período Devoniano) com a Formação Yapó (período Glacial). Após o relato e com uma bússola, mapa e coordenada UTM, as equipes foram atrás das pegadas de um Lobo Guará, animal nativo da região e que está ameaçado de extinção. Mesmo contando com um atleta experiente em corridas de aventura, a Tuiuti segui pelo caminho errado e apenas a Federal encontrou a pegada, para gravação do relato sobre o animal.
Voltando a aventura, as equipes seguiram por 3,6 km entre fortes subidas e descidas entre as escarpas do primeiro e segundo planalto paranaense até a nascente de um córrego formador da represa dos Alagados, principal manancial de Ponta Grossa. No local as equipes retiraram aproximadamente 200 kg de lixo. A recompensa foi em Penorios, moeda ambiental do programa que assegurou mais pontos a Federal.
Para finalizar a prova, as equipes percorreram mais 2,6 km correndo por estradas rurais e remaram por mais 2,5 km na represa dos Alagados em meio a muita chuva, sempre relatando pontos importantes sobre a flora e fauna da região.
Band Pé no Rio - O programa Band Pé no Rio é um programa que estimula a educação ambiental através de uma disputa entre as Universidades Federal, PUC, Tuiuti e UEPG e a Faculdade Unicenp. Durante os meses de janeiro a junho, irão ao ar 10 programas que mostrarão ao público a importância da preservação dos mananciais, rios e florestas paranaenses, com muita disputa envolvendo esportes radicais. No ar desde 2004, este é o terceiro ano do programa que a partir de 2006 conta com a experiência da Extrema Aventura MKT & Eventos para a formulação dos roteiros e elaboração dos temas ambientais do programa.
O Band Pé no Rio é uma realização da Band Curitiba, com Patrocínio da Fundação O'Boticário de Preservação a Natureza e Renault e com apoio do Ministério da Agricultura. A organização e direção do programa é da Extrema Aventura MKT & Eventos.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website