A primeira etapa do Circuito Ekoeté de Corrida de Aventura aconteceu em Florianópolis, entre os dias 9 e 12 de março. O evento reuniu cerca de 30 equipes vindas de diversos Estados, como São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. As equipes participaram de workshops (clínicas) de técnicas verticais e mountain bike, além de encarar o seletivo percurso com aproximadamente 50 km da Corrida de Aventura, que envolveu as modalidades: trekking, canoagem, orientação, mountain bike, paintball e técnicas verticais.
A abertura do evento rolou no pátio de exposições do Shopping Beiramar, atraindo um grande número de curiosos que se impressionavam com o rapel de 13 metros montado nas dependências do complexo de compras. Durante três dias, a rotina do Beiramar Shopping vivenciou o radicalismo dos esportes de aventura, neste caso, reproduzido artificialmente.
Workshops – Antes dos aventureiros entrarem em ação, foram oferecidos clínicas gratuitas para capacitar e orientar os atletas com pouca ou nenhuma experiência. Os workshops aconteceram na sede da Ekoeté “Parque de Aventuras”, localizado dentro do Mabu Engenho EcoResort, no Rio Vermelho. Os atletas receberam dicas e técnicas verticais, além de uma aula teórica e prática de mecânica e pilotagem de Mountain Bike.
No sábado a noite, após os workshops, os competidores compareceram no Shopping Beiramar para assitirem ao “Briefing” , mas antes eram obrigados a subir por uma escada de corda e descer via rapel para ganhar o direito de receber o Mapa da Prova.
Dia D – A largada aconteceu às 8h30 da manhã num domingo ensolarado no Hotel Torres da Cachoeira, situado na Praia da Cachoeira do Bom Jesus. As equipes deram início a competição com um trekking pela praia. Na sequência, pegaram os caiaques para mais de 10 km de remada. Na transição, os competidores largaram para outro trekking com orientação complicada pela mata. A partir daí, a diferença entre as equipes começou a ficar visível e os primeiros começaram a se destacar.
Neste momento da prova, as primeiras 5 equipes seguiam “emboladas”, enquanto as equipes novatas já sentiam a dificuldade do percurso, agravado pelo forte calor. Na segunda fase da prova, já na etapa de mountain bike, os corredores desfrutaram de belas paisagens e trilhas bastante técnicas. O PC 8 (ponto de controle) da prova, por exemplo, ficou situado no cume do morro com vista para toda praia dos Ingleses, um visual recompensador.
Ao final, a equipe campeã foi a Papa Venturas do Rio Grande do Sul que completou a corrida com pouco mais de 5 horas de prova. Enquanto o quarteto comemorava com champagne, algumas equipes ainda não haviam nem completado a metade da prova… O fato é que a diversão, satisfação e o bem estar da missão cumprida contagiou a todos.
O Circuito distribui um total de 20 mil reais de premiação, sendo 10 mil reais apenas para o quarteto misto vencedor. As próximas etapas acontecem nos dias: 13 e 14 de Maio (Etapa Ar) em Governador Celso Ramos/Palmas; 01 e 02 de Julho (Etapa Água) em Santo Amaro da Imperatriz; e 16 e 17 de setembro (Etapa Terra) em Palhoça/Guarda do Embaú.
Classificação Final - Quartetos
1 -
Papaventuras
2 -
Kracatoa
3 -
Santa rita
4 -
Paradofobia
5 -
Gralha azul
6 -
Desterro ecomaster
7 -
Seival pua
8 -
Pura vida
9 -
Os manos
10 -
Fibra 2
11 -
Fc max
12 -
Meio barro meio tijolo açores
13 -
Tranca trilha
Mais informações e resultados completos: www.ekoete.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website