|
A largada do Between 2 Continents, Between 2 Oceans acontecerá nessa quarta feira às 05:00h da manhã (horário local). A prova é uma corrida de aventura solo com percurso de aproximadamente 250 quilômetros atravessando a Costa Rica, na América Central. Atletas como Paul Romero, Karen Lundgren e Danelle Ballengee participarão dessa primeira edição do evento. O Brasil está representado por Rafael Campos (QuasarLontra), Mauricio Estevez (4xtreme, Pata da Cobra) e Marco Aurélio Alcântara (Cosa Nostra).
A corrida representa um desafio diferente para os atletas já que todos deverão ser auto-suficientes e não contarão com a ajuda de companheiros nas horas mais difíceis. Na hora da fome, da sede, e quando estiverem perdidos e com sono, não terão com quem conversar para tomar decisões e decidir o que fazer. Para alguns atletas isso pode significar mais liberdade e mais agilidade para vencer os obstáculos do percurso.
Todos os mapas foram entregues, mas os atletas receberão as coordenadas de cada trecho quando chegarem em cada transição. De acordo com Rafael Campos, os mapas são antigos, alguns com data de 1965, e sem atualização. O atleta chegou na Costa Rica no sábado mas não pôde conhecer a região.
"Cheguei com uma baita gripe. No sábado e domingo mal conseguia me levantar para comer. À noite não dormia, suava e tinha alucinações junto com meus calafrios de febre", disse o atleta, que melhorou e estará na largada nessa quarta feira. Para ele uma das principais dificuldades será montar a estratégia de sono, já que o caminho completo não é conhecido e o tempo para completar cada trecho será estimado quando tiverem as coordenadas na mão.
Ontem (11/04) o dia foi reservado para testes de habilidades e checagem de equipamentos. Todos os competidores tiveram que providenciar uma caixa com comida, roupas e equipamentos, que serão transportadas pela organização até a área de reabastecimento, localizada em aproximadamente 1/3 do percurso. Esse será a única vez que os atletas poderão pegar equipamentos trocar de roupa. A organização disponibilizará frutas e outros alimentos em um outro ponto de assistência, localizada na metade do percurso.
O primeiro acampamento com assistência será a 87 km da largada e nesse trecho os atletas enfrentarão 40Km de trekking, 24Km de mountain bike e 23 Km de canoagem, mais 300 metros de natação na largada, quando deverão nadar até as suas embarcações.
De acordo com informações da organização poderá fazer frio durante os trechos de trekking antes de chegar no acampamento e de acordo com a previsão ventará bastante em todo o percurso.
A porcentagem de cada modalidade para todo o percurso é a seguinte:
Trekking - 41%
Mountain Bike - 50%
Canoagem - 9%
Haverá ainda duas seções de técnicas verticais, sendo uma com 3 rapels e outra com uma ascensão.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website