Body Trek e Equipecão vencem a primeira etapa do Campeonato Capixaba de Corrida de Aventura

Por Redação - 24 Abr 2006 - 15h54

Pela 1ª vez no Espirito Santo aconteceu uma prova disputada por 2 categorias, quarteto (expedição) e duplas (aventura), com 55 e 35 km respectivamente, onde 9 quartetos e 12 duplas lutaram bravamente pelo 1º lugar em suas categorias. No total foram praticadas 7 modalidades diferentes: Mountain Bike, Natação, Costeira, Running, Rapel, Canoagem e Navegação Topográfica.

Por ser uma prova com 60% de área urbana, mas com um visual muito lindo, como os próprios competidores definiram, 15 batedores da Guarda Municipal fizeram a segurança dos atletas durante os trechos de bike, 04 bombeiros militares auxiliaram os atletas nos trechos de natação e canoagem e 30 pessoas ao todo fizeram parte da organização, juntamente com mais 2 equipes de reportagem.

A prova - o evento iniciou-se na verdade no dia anterior, quando todos os atletas e organizadores se reuniram para a entrega dos kits e conferência de materiais no que foi o briefing final da prova, porém, os mapas do percurso só foram entregues no dia seguinte, devido aos pontos serem de fácil acesso.

A partir das 06:00 h da manhã do Sábado (22/04), os atletas começaram a chegar na Praça dos Desejos (local da Largada) e passaram a receber os mapas e iniciaram os estudos pelos melhores trajetos a serem percorridos.

Às 08:00 hs em ponto foi dada à largada e os competidores percorreram de bike um trecho de 6,7 km, passando pela bonita Orla de Camburi e seguindo até o PC 1. Nesse ponto as equipes chegavam praticamente todas juntas e retornavam para a Praça dos Desejos, que era o PC 2, onde as equipes largavam as bikes e se dividiam, onde 1 atleta de cada equipe, independente de ser dupla ou quarteto, partia para uma perna de natação e se encontrava novamente com o restante da equipe no PC 3, depois de 500 m de muitas braçadas. Neste ponto as equipes Lost, Equipecão (duplas) e Phaternon (quarteto), chegaram praticamente juntas e partiram para uma Costeira pela linda Ilha do Frade, onde encontrariam o único PC Virtual da prova.

Após o PC 5, os atletas retornavam até a praça dos Desejos , onde pegavam novamente as suas bikes, assinavam o PC 6 e seguiam passando por uma ciclovia e por baixo da famosa 3ª ponte, que liga a capital Vitória à Vila Velha, onde chegavam ao PC 7 e seguiam pela Av. Beira-Mar. Orientados novamente pelos batedores até o Clube Saldanha da Gama (PC 8), onde quartetos e duplas seguiram para lados opostos, as duplas seguiam para o Parque da Fonte Grande, uma área de preservação ambiental (APA) muito bonita, passando pelo bonito bairro de Fradinhos. Já os quartetos se dividiam: uma dupla pegava os caiaques e remava por 6 km até Clube Náutico Brasil (PC 9), onde se encontravam com os outros dois atletas, que haviam feito uma corrida de 7 km e iniciavam um trecho de 4 km de running até o PC 10, que era nada menos que o início do ponto alto da prova, pois os atletas iniciariam uma navegação por uma parte de mata bastante preservada e que dificultava o acesso até o topo e que ficava do lado oposto do Parque ao que a dupla estava realizando neste momento, onde o objetivo maior era de alcançar o Mirante da Cidade.

Até este ponto a equipe Phaternon, que nessa prova teve como atletas convidados o cubano Alexey (4 vezes campeão Pan-Americano de remo e 1 Olimpíada no currículo) e o brasileiro Formiga (também remador e atleta Pan-Americano), liderava junto a equipe Sinergia e eram seguidos de perto pelas equipes Body Treck e Quatro Elementos, que estavam 1 minuto atrás das líderes, porém, um erro de navegação fez a equipe Phaternon cair de 1ª para última colocação, acabando com as chances de vitória e deixando a disputa entre as 3 equipes, porém a equipe Sinergia  também errou em um trecho da subida e caiu para penúltimo.

Enquanto os quartetos procuravam se achar para chegar ao Mirante, as duplas seguiam sem maiores preocupações em uma batalha bonita pela liderança da prova. As equipes Equipecão, Lost e Maximize chegaram com uma diferença de apenas 10 minutos da 1ª para a 3ª ao topo do parque e regressavam ao Clube Saldanha da Gama para pegar as bikes e seguir para um rapel de 20 m, em uma pedra maravilhosa que fica bem abaixo da 3ª ponte, com um lindo visual e logo após rumavam para a fascinante Ilha do Boi e depois para a chegada.

O 1º quarteto a chegar no topo do Parque foi a equipe Body Trek. Onze minuto depois chegou a equipe Quatro Elementos e 4 minutos atrás a equipe Klimax que iniciava uma reação fantástica e pulou para o 3º lugar e passou a pressionar a 2ª colocada, porém as colocações não se alteraram e com 04:26 hs de prova a equipe Body Trek venceu a 1ª etapa do Campeonato Capixaba de Corrida de Aventura e deu o primeiro passo para conquistar o título de 2006.
A classificação final da 1ª etapa foi a seguinte:

QUARTETO MISTO

COLOCAÇÃO

EQUIPE

TEMPO

Body Trek

04:38

Quatro Elementos

04:46

Klimax Jornal do Brasil

04:52

Canal Fitnes Pedreira Adventure

05:05

Sinergia

05:11

Suçuarana

05:14

Chivunk

05:23

Phaternon

06:37

 

QUARTETO MASCULINO

COLOCAÇÃO

EQUIPE

TEMPO

Doma Extreme

05:49

 

DUPLA MISTA

COLOCAÇÃO

EQUIPE

TEMPO

Papa Léguas

05:16

Coyote do Mato

06:10

 

DUPLA MASCULINA

COLOCAÇÃO

EQUIPE

TEMPO

Equipecão

03:28

Lost

03:45

Quatro Elementos 2

03:55

Farofeiros

04:05

Só pra Komeçar

04:42

Racy Day

04:44

Cctrekking

04:54

Pernaltas

04:59

Surf Livre

05:25

10º

Maximize Acessoria Esportiva

desclassificada

Redação
Por Redação
24 Abr 2006 - 15h54 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais