A primeira etapa do Circuito Gaia Adventure 2006 reuniu 86 competidores distribuidos nas categorias Masculino (51), Feminino (9) e Master (16), dispostos a enfrentar sozinho uma corrida de aventura. Em um percurso de aproximadamente 45 quilômetros os atletas praticaram mountain bike, canoagem, trekking, prova especial e, é claro, navegação. A prova foi realizada na região de Juquitiba e foi bastante rápida e muito disputada.
» Relato Marcio Franco SOS Mata Atlântica » Galeria de fotos » Site oficial |
A competitividade e os downhills causaram alguns acidentes como o do atleta Frederico Metzler que caiu logo no começo de prova em uma forte descida e de Camila Araújo, pouco antes da chegada. Apesar da queda, Camila conquistou a terceira colocação na categoria feminina.
A concentração e largada da prova aconteceu no Hotel Lousville e o primeiro desafio foi vencer uma longa subida até a portaria do hotel. Os menos preparados fisicamente já empurravam suas bicicletas, que foram deixadas no PC4 para o início do trecho de trekking. Guilherme Pahl, integrante da equipe Oskalunga, vinha na liderança da prova e logo atrás vinha Shubi Guimarães, da equipe Atenah.
No PC7 os atletas encontravam uma pista de orientação com diversos prismas espalhados pelo percurso. Utilizando mapas na escalas 1:10.000 eles tinham que encontrar no mínimo 3 deles para os pontos serem considerados. Foi nesse trecho que a atleta Gabriela de Carvalho, da equipe Curtlo Lobo Guará, conquistou a liderança na categoria feminina, posição que manteria até o final da prova.
Terminada a pista de orientação os atletas entravam no rio Juquiá para iniciar a canoagem, no trecho conhecido como Baixo Juquiá, sendo remanso em sua maior parte. Mas foram poucos os atletas que conseguiram ficar "secos" nas duas corredeiras do percurso. Alguns viravam, eram ajudados pela organização e logo abaixo viravam novamente e outros já estavam dentro d'água antes mesmo da primeira corredeira.
No PC8, mesmo local do PC4 e onde a bicicletas foram deixadas, os atletas tiveram que amarrá-las na embarcação e seguir remando até o PC9. O pequeno espaço do caiaque não permitia que a bicicleta ficasse totalmente dentro dele e o arrasto provocado pelo pneu ou guidão na água exigiu uma remada mais forte dos participantes. De volta às bicicletas os atletas pedalavam para a chegada no hotel.
Uma das novidades nessa segunda edição do Gaia Adventure foi a criação da categoria Master, com a participação de atletas com idade a partir de 40 anos que fizeram bonito e chegaram na frente de muita gente com menos idade. Mas como a corrida é individual e é preciso ler o mapa para alguns deles está sendo necessário mais um equipamento obrigatório: o óculos de leitura. Para não ser injusto com a categoria devo destacar que são casos isolados e que demonstra que as corridas de aventura podem ser praticadas por pessoas de todas as idades.
"Acho que desta vez agradamos a gregos e troianos, desde o competidor experiente até o iniciante no esporte", disse André Iervolino, organizador da prova que teve sua primeira edição realizada no ano passado em Ilhabela, litoral norte de São Paulo. "Agora só falta as pessoas pederem o medo de fazer uma corrida de aventura sozinhas".
A segunda etapa do Circuito 2006 está programada para acontecer no dia 02 de julho em local a ser definido. Veja abaixo a classificação final dividida por categoria:
Masculino
1 - Guilherme Pahl
2 - Marcio Franco
3 - Marcelo "Macuco" Magnanini
Feminino
1 - Gabriela de Carvalho
2 - Shubi Guimarães
3 - Camila de Araújo
Master
1 - José Luiz Reginato Lopez
2 - Guilherme Figueiredo
3 - Ramon Valls Martins
Mais informações: www.gaiaadventure.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website