Companhia Atlhetica vence a primeira etapa paraense do Tryon Adventure Meeting 2006

Por Redação - 16 Mai 2006 - 09h46

O evento começou no sábado, com o embarque dos atletas e equipes de apoio, no barco que saiu do porto Princesa Isabel em Belém, com destino a Ilha de Cotijuba, localizada a Noroeste da região das Ilhas de Belém, no delta do rio Amazonas. O barco chegou na ilha por volta das 8:30 da manhã e a largada marcada para 9:15 foi adiada em 15 minutos.

Nesta prova os mapas foram entregues poucos minutos antes da largada e os race books, documentos que contém as instruções de navegação e a localização dos postos de controle, divididos em 4 partes, foram entregues ao longo do percurso e os atletas tiveram de fazer a plotagem no mapa durante a prova.

Das quatorze equipes inscritas, onze em quartetos mistos, partiram para o primeiro trecho de bike’n run, modalidade em que dois competidores pedalaram enquanto os outros dois correm. A equipe Bioforma Academia, liderou a prova desde então. Ao chegarem no PC1 dois atletas de cada equipe se separaram e prosseguiram até o PC2, no caminho faziam o projeto social com entrega de kits contendo brinquedos e material escolar para a os moradores carentes do litoral leste da ilha, enquanto o restante da equipe aguardava seu retorno.

Em seguida, continuaram no rumo Norte até o PC3, ainda com a liderança inalterada, mas seguida de perto pela Companhia Atlhetica, Paraventura e Kasar Oficina do Corpo, ponto em que as equipes desceram para um trecho de costeira, caminhada pelo litoral parcialmente encoberto pela maré, carregando as bicicletas, no rumo Oeste-Sudoeste até o PC4, onde deixaram as bicicletas e prosseguiram ainda em costeira até o PC5. As equipes iniciantes até este PC permaneciam firmes na sua primeira corrida.

A partir do PC5 as equipes prosseguiram caminhando floresta a dentro, rumo ao Nordeste da ilha, por trilhas quase apagadas pela vegetação e com possibilidade de ocorrencia de cobras até o PC6, onde atravessaram o igarapé do Pirí e continuaram caminhando. Algumas equipes ficaram perdidas por alguns minutos, foi onde as posições começaram a se alterar. Ao chegarem no PC7 para o início da natação, a liderança já era da Companhia Atlhetica, seguida pela Bioaforma e pela Kasar. Ao chegarem no PC8, início da canoagem, esta ordem se mantinha.

Após receberem a última parte do race book as equipes precisaram fazer uma opção estratégica, chegar ou não ao PC conquista. O PC conquista foi um PC estratégico em que a equipe que o alcançasse e conquistasse a pulseira TryOn continuaria a prova sem paradas passando pelo PC9 até a chegada, no entanto as equipes que optassem por não fazer tal PC teriam de ficar paradas trinta e cinco minutos no PC9.

Fizeram o PC conquista as equipes Companhia Atlhetica, Bioforma Academia, Igapó e Shape Academia, que selaram suas participações, umas para o bem, outras para o mal, caso da Bioforma que caiu definitivamente para a terceira posição, Igapo e Shape que sofreram corte de PC.

Fim de prova, Companhia Athletica, campeã da temporada 2005, venceu sua primeira etapa de 2006, com o tempo de 06h25min12seg, apenas 10 minutos a frente da Kasar Oficina do Corpo uma das mais experientes equipes paraenses de corrida de aventura, seguida pela Bioforma Academia, após 28 minutos. Depois chegaram as equipes Impacto e Jaguar que concluiram a etapa sem cortes. Todas as demais equipes cruzaram o arco de chegada com corte de PC devido as condições de tempo e maré e foram presenteadas com uma canoagem tendo um belíssimo por-do-sol na Baia de Marajó, como pano de fundo. O que já estava perfeito ficou mais perfeito ainda com o luar que deixou a Baia de Guajará prateada durante o percurso fluvial de volta até Belém, que muitos chamaram de caminho encantado.
Após esta etapa o circuito paraense aponta uma tendencia de disputa acirrada entre as principais equipes que pontuaram bem na temporada 2005, Companhia Atlhetica, bi-campeã paraense, Kasar Oficina do Corpo, campeã em 2004, Impacto, que obteve excelentes colocações na temporada 2005 e Bioforma Academia, uma equipe veterana que vem melhorando muito seus resultados ao longo dos cinco anos de corrida de aventura no Pará.

O Try On Adventure Meeting – Kaluana Amazônia Extrema, é realizado pela Kaluanã com o patrocínio da Amazônia Celular e Try On Adventure e apoio do Governo do Estado do Pará através da SEEL, Secretaria Executiva de Esporte e Lazer, e Paratur, Órgão Oficial de Turismo, Super Sport, Pizzaria Vitoria, Tori Terapias Orientais, Caiaker, Master Segurança, Inove Telecomunicações e nesta etapa também contou com o apoio da Prefeitura de Belém através da Belemtur e Agencia Distrital da Ilha de Cotijuba.

Mais informações: www.kaluana.com

Redação
Por Redação
16 Mai 2006 - 09h46 | nordeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais