A equipe NaTrilha foi a vencedora da segunda etapa do Circuito Caloi Adventure Camp 2006, realizada neste domingo na cidade de São Pedro (SP), em uma prova em que a estrategia na largada fez a diferença. A equipe correu com uma formação diferente da usual: Filipe Xavier, Francisco Perez e Tatiana Cirillo e Larissa Lima, "importadas" de Brasilia.
» Galeria de fotos |
Os atletas enfrentaram as modalidades de orientação, trekking, mountain bike, canoagem e técnicas verticais e a largada e chegada do evento aconteceram no Parque Municipal Maria Angélica Manfrenato.
As equipes tiveram que optar por fazer a parte norte ou a parte sul da prova logo após a largada. Na norte as equipes enfrentavam uma longa subida de trekking e o rapel. Na sul o percurso prometia um longo mountain bike por estradas, com alguns trechos de areia.
A NaTrilha optou por fazer a parte sul em primeiro lugar, assim como o Lobo Guará, que esteve na liderança do seu grupo durante a maior parte da prova e foi ultrapassada quase no final.
"A gente formou a equipe na semana passada para correr aqui", disse Filipe. "A equipe foi show, a gente se divertiu, nos demos bem e fizemos o que a gente podia fazer de força na nossa . E no final, que a gente estava disputando posição com a Lobo Guará, decidimos colocar toda a energia que a gente tinha para fora", explica o atleta.
Fran completou dizendo que a estratégia de forçar o ritmo no final, quando estivessem voltando para o parque, já tinha sido combinada no dia anterior. Mas Tatiana brinca que a estratégia foi montada de outra forma. Clique no link no menu lateral para ouvir o áudio.
Apesar de escolher fazer a parte sul, a equipe Aroeira Paramédica teve que mudar de estratégia devido a um problema no pedal da bicicleta do atleta Pedro Kirk. "Deu problema no firma-pé, que caiu no PC1. Voltamos para o local da largada e decidimos fazer o trekking primeiro, só que quando chegamos de volta só tinhamos três bicicletas", explicou Pedro, que conseguiu uma bicicleta emprestada com o Carlos Eduardo da equipe Selva, conhecido como Caco, e que não estava participando da corrida. "Ele não me conhece e deve ter me visto uma vez na vida. Quem é ciclista sabe o ciúmes que o dono tem pela sua bicicleta. Ele me ofereceu não só a bike mas também a sapatilha! Isso é coração de corrida de aventura", completou Kirk.
O segundo e terceiro lugares foram decididos quase embaixo do pórtico, com as equipes Lobo Guará no trekking e a Quasar Lontra, de bike. Próximo do final a QuasarLontra viu as duas equipes chegando e apertou o ritmo para alcancá-las. QuasarLontra e Lobo Guará estavam praticamente juntas mas na confusão, mais a mistura de chão molhado pela chuva e terra nos pneus, levou o atleta Ricardo Tamaoki para o chão e a Lobo Guará cruzou o pórtico na segunda colocação.
"Lideramos boa parte da prova ou pelo menos metade que estávamos fazendo. Acreditávamos que íamos chegar na frente. Teve até um certo vacilo de poucos quilômetros atrás a equipe relaxar um pouco e nos 50 metros finais vimos as duas equipes chegando na nossa frente. Isso é para aprender que a prova só termina depois de cruzar a linha de chegada", disse Rafael Campos, capitão da equipe.
Nesta etapa a organização da prova implantou o teste de habilidades em técnicas verticais com o objetivo de atuar com mais segurança no evento. O teste visava verificar a habilidade mínima dos atletas para passarem pela etapa de vertical seguramente. Uma pessoa capacitada poderia executar todo o procedimento em menos de 5 minutos.
Tanto no teste quanto na prova o competidor que não conseguissei montar o sistema de descida de forma autônoma e segura - executando todos os procedimentos de segurança conforme orientação da equipe técnica - não pôde descer, sendo reprovado (teste de habilidade) ou impedido de executar a descida. As equipes que não conseguiram passar pelo teste tiveram que pagar uma penalização de 20 minutos a mais do que a média das equipes.
Confira abaixo a classificação parcial:
1 – NaTrilha
2 – Curtlo Track&Field Lobo Guará
3 – Mitsubishi QuasarLontra
4 – Caloi Oscarica
5 – SOS Mata Atlântica
6 – Aroeira Competition
7 – Pedal Power
Classificação Teens
1º - Matero
2º - Antílopes
3º - Xtreme
4º - Papaléguas
5º - Marques
6º - Eclipse
7º - Keep Walking
8º - Tô pensando
9º - Guaraforte- Prof. Léo
10º - Feras
11º - Sem nome
12º - ABCD
13º - Cross Adventure
14º - Bala
Mais informações: www.adventurecamp.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website