A segunda etapa do Circuito Ekoeté de Corrida de Aventura aconteceu no minicípio de Governador Celso Ramos, (Grande Florianópolis), com sede no Palmas Parque Hotel, entre os dias 13 e 14 de maio. O evento reuniu cerca de 30 equipes vindas dos Estados do Sul do país (Paraná, Rio Grande do Sul, e claro, Santa Catarina) e também como a Etapa Fogo, times de São Paulo. A grande ausência foi a atual líder do RBCA: Oskalunga, que haviam confirmado a inscrição, mas por causa de uma enfermidade na véspera do evento em um dos integrantes, a equipe não pôde aparecer para competir.
No sábado ensolarado, as equipes participaram das atividades complementares: os workshops (clínicas) de técnicas verticais e mountain bike nas dependências ao lado da agradável piscina do Palmas Parque Hotel. Depois disso, os atletas passaram pela retirada dos kits; checagem dos equipamentos; foto oficial; e iniciaram a aventura com uma tirolesa de 60 metros por cima do pequeno lago, para só depois receber o mapa onde foi passado o briefing da prova.
Às 5 horas da manhã, com certeza muito atleta já estava de pé para a prova. Aliás, muitos deles – marinheiros de primeira viagem - mal conseguiram dormir na ânsia do dia seguinte. As 8 horas foi dada a largada para Etapa Ar, com aproximadamente 50 km de extensão, divididos em mountain bike, trekking, canoagem, paintball e rapel.
Com o mapa já estudado, os atletas largaram forte para os 20 km iniciais de mountain bike. O percurso todo em estrada de terra favoreceu a formação de pelotões, que logo dividiu os atletas. Na liderança, vinha a equipe de Curitiba, Audax (Sundown Bikes), seguido bem de perto por um pelotão forte de uns 12 atletas.
Na primeira transição, muita correria pra tirar as sapatilhas e calçar os tênis para um dos trechos do trekking. Até ali ainda na estrada de terra, nada de navegação: a corrida parecia um duatlon – pedal e corrida. Mas foi só começar a subir, que o caminho fechou. A partir daí, muita navegação e aventura trilha adentro. O terreno acidentado e úmido, num caminho repleto de opcões, só muita Orientação para não se perder. Afinal, basta apenas uma interpretação errada no mapa para perder o rumo.
Após muito vara-mato, subidas, descidas e o visual da Baía, lá seguia os aventureiros para o trecho de caiaque. Neste ponto, os quartetos tiveram que se dividir: uma dupla foi remar, enquanto a outra encarava o paintball e o rapel. Depois, inverte as modalidades e as duplas seguem de novo. Para finalizar a corrida de aventura, outra etapa de trekking, só que desta vez passando por praias e costões de pedras, que proporcionaram paisagens únicas.
Ainda sobre a luz do sol, as primeiras equipes estouraram shampagne embaixo do portal comemorando a conquista da estapa ar.
As colocações foram as seguintes:
Quarteto mixto:
1º - Papaventuras – RS
2º - Audax – PR
3º - Papasiri - SC
Duplas:
1º - Jaraguá Academia Corpo e Imagem - SC
2º - CPH Adventure - SC
3º - Cruzeiro do Sul – SC
O Circuito distribui um total de 20 mil reais de premiação, sendo 10 mil reais apenas para o quarteto Misto vencedor. As próximas etapas acontecem nos dias: 01 e 02 de Julho (Etapa Água) em Santo Amaro da Imperatriz; e 16 e 17 de setembro (Etapa Terra) em Palhoça/Guarda do Embaú.
A etapa Ar do Circuito Ekoeté Corrida de Aventura tem o patrocínio de DITS. Apoios: Capitão Malagueta, Bike Dream, Palmas Parque Hotel, Fundação Municipal dos Esportes, Água Santa Catarina, Eduh Design, FocoExtremo.com e Revista Bike Action (www.revistabikeaction.com.br)
Texto: Andre Piva (Revista Bike Action)
Maiores informações: www.ekoete.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website