|
A Routeburn Track é uma das caminhadas clássicas da Nova Zelândia. A trilha que une a pequena cidade Glenorchy à estrada que leva a Milford Sound, o mais famoso fiord daqui, passando por vales e montanhas, locais totalmente isolados. São 38 quilômetros, geralmente percorridos por andarilhos em três dias. Porém não estou a relatar esta famosa trilha, mas uma das provas mais difíceis e importantes de Corrida de Montanha deste pais, o ROUTEBURN CLASSIC Adventure Run, uma maratona em montanhas!
Este ano a prova contou com 117 fortes atletas de inúmeros paises, Entre eles os corredores Richard Usher (vencedor do mundial de CA pela equipe Balance Vector, e bicampeão do Coast To Coast), o inglês Martin Cox, vencedor das ultimas três provas de corrida de montanha realizadas na região e grande concorrente ao titulo, e Elina Rautila, finlandesa namorada de Usher e agora atleta da equipe Go Lite Timberland.
A prova de alto nível aconteceu numa manhã de sábado, 13 de maio, às 8 horas, exigindo muita garra dos participantes para enfrentar o frio do dia nublado e da brisa gelada que soprava das montanhas brancas de picos nevados. Como obrigatórios levamos apenas uma manta térmica, calça e blusa de polipropileno, anorak, luvas e gorro, todos ítens para o combate à hipotermia. Imagino que estava por volta de 3 (três) graus, muito frio durante toda a prova!
Largamos no pé da montanha, 500m de altitude no relógio. Quase dois terços da prova é de subida, passando por várias cachoeiras de intenso volume d’água, single tracks de pedras, lama e gelo. Quando achamos que acabou a piramba, faz uma curva e vem mais uphill, subindo mais pedras até o passe – Harris Sadle, que tem cerca de 1400m de altitude. Coração na boca, respiração escassa, corpo ameaçando ficar quente com tanto esforço.
Pensar que tamanha subida seria a parte mais dura da prova foi engano. Não se comparada com toda a geleira existente no alto. Muitas pernas sem correr, era portanto, mais um surf ou patinação no gelo do que corrida. Uma busca por pedra seca a todo instante em um cânion perigoso entre montanhas cobertas de neve e o Lake Mackenzie entapetado abaixo. Todos chegaram a narrar pelo menos um grande tombo, pois toda água do percurso estava congelada, tapete branco de neve, inviável até para uma corrida rápida no flat.
O último terço da prova iniciava com mais de uma hora de downhill, descida de montanha, exigindo bastante técnica e concentração, pois era uma trilha bem estreita, íngreme e de pedras cobertas por gelo. Despencar montanha abaixo, rezando para não quebrar a cabeça. Após sobreviver aos cortes, joelho roxo conseqüentes dos tombos, boca e nariz congelados, e os olhos embaçados pelo frio, dava-se inicio ao último trecho, uma trilha flat, totalmente fechada por pinheiros ao lado do Routeburn River, por onde passamos por sete swing bridges, pontes suspensas que balançam. Daí era acelerar, para quem ainda tinha forças nas pernas, no espirito, focado para conseguir terminar uma das provas de montanha mais exigentes do país.
O resultado final foi mais uma bela apresentação do casal Usher e Rautila, que levaram os primeiros lugares com boa vantagem sobre seus concorrentes e mostraram mais uma vez o potencial e nível técnico dos atletas daqui.
Classificação Final Geral
1. Richard Usher, (NZL) 2h57min
2. Martin Cox (UK), 3h09min
3. Jim Hawkridge (NZL) 3h13min
Feminino
1. Elina Rautila (FIN) 3h31min
2. Samantha Sigle (NZL) 3h38min
3. Melanie Smith (NZL) 3h49min
Nestas condições de frio e inexperiência do local, tivemos a presença de três brasileiros: Fernanda Maciel, 3h56 min (4a. Feminino, 21a, geral), Jorge Elage, 4h05min (20o. categoria, 26o. geral) e Roberto Bezerra, 4h15min (29º categoria, 41o. geral).
Certamente foi uma maratona concluir esta, uma das provas de montanha mais difíceis já feita por nós, que com certeza nos trouxe mais humildade do Ser perante tamanha Fortaleza natural apresentada naquele dia de prova. Experiência de forca e delicadeza para enfrentar nossa mãe natureza!
Richard Usher, integrante da equipe Balance Vector, cruza a chegada em primeiro lugar |
Roberto Bezerra, 29º categoria, 41o. geral |
Jorge Elage, 20o. categoria, 26o. geral |
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website