Primeira etapa do Try On Carioca Adventure levou atletas de três estados para a noite gelada da região serrana do Rio

Por Redação - 30 Mai 2006 - 10h00

Duzentos atletas, 20 horas de prova, R$ 10 mil em prêmios. Dividida em três categorias, Expedição Pró (102 Km), Expedição (70 Km) e Aventura (40 Km), a primeira etapa do Try On Carioca Adventure, no último fim de semana, em Areal, contou com um pouco de tudo que os atletas esperam de uma corrida de aventura: o menor contato possível com a civilização, muitas trocas de modalidade, várias possibilidades de estratégia e muito, muito frio.

Apesar de os termômetros marcarem uma temperatura média de 11°C, a umidade da região serrana do estado do Rio se encarregou de deixar a sensação térmica na casa dos 5°C. Com a palavra, os atletas das categorias Expedição (71 Km) e Expedição Pró (102 Km), que largaram no sábado às 20 e 21:30h, respectivamente, e pegaram todas as pernas de canoagem à noite.

“O maior problema não era enquanto estávamos remando. Era depois, quando partíamos para outra modalidade completamente molhados. Parar era impossível!”, falou o atleta Alexandre Thys, integrante da equipe Klimax Jornal do Brasil. “Durante a primeira parte da prova, do PC1 ao PC5, cheguei a ficar sem voz, mas logo passou”, disse Christina França, atleta feminina da Equipe Sem Noção.

Para as duplas da categoria Aventura (40 Km) também não houve moleza. A largada foi às 7:30h de domingo, na Pousada 3 Vales, com um “pesque-largue” como atividade surpresa. O atleta que pescasse o primeiro peixe largava na frente dos demais, e assim sucessivamente, até que passassem 10 minutos. A primeira modalidade foi natação no lago da pousada, ainda coberto de névoa da madrugada gelada.

Pré-largada – As equipes começaram a chegar no município de Areal no sábado, 27, pela manhã e se dirigiram direto para a Pousada 3 Vales, sede do evento, na estrada para o município de São José do Vale do Rio Preto (cerca de 15 Km do local de largada). Na pousada, aconteceu o check de equipamentos obrigatórios para as três categorias, entrega dos kits de prova, mapas e o briefing, também para as três categorias.

A partir das 19h, todas as equipes da Expedição Pró já se encontravam no centro de Areal, aguardando a largada, que aconteceu pontualmente às 20h. Às 21:30h, largaram os atletas da categoria Expedição. Aos atletas da categoria Aventura, só restava descansar e esperar pela largada, na manhã de domingo.

Expedição Pró e Expedição – Expedição Pró e Expedição seguiram o mesmo caminho até o PC6. Do centro de Areal, partiam de montain bike até a margem da represa de Morro Grande (PC1/AT1), onde encontravam apenas um caiaque. Nesta hora, as equipes tinham que se dividir e podiam usar a estratégia que quisessem: somente um atleta remar e levar sua bicicleta no caiaque, dois atletas remando levando duas bicicletas. A solução ficava à critério das equipes, que se juntavam no PC2/AT2 para mais um trecho de montain bike, que só terminava no PC5/AT3, passando pelo PC4, virtual. A primeira equipe a encontrar com as equipes de apoio no PC5 foi a Rio Off Road, única a cumprir o trecho no tempo de 4 horas previsto inicialmente pela organização. Cerca de uma hora depois, começaram a chegar as demais equipes.

Do PC5, dois atletas seguiam para o rapel no Morro Moçambique (PC6). A partir do PC6, o percurso começava a mudar para os atletas da Expedição, que seguiam de trekking com a opção de passar pelo PC7, que garantia bônus de duas horas para a equipe, ou então seguir direto para o PC8. Os atletas da Expedição Pró recebiam as coordenadas para os demais PCs da prova e tinham a opção de se dividir novamente. No PC7/AT4, só era obrigatória a passagem de dois atletas, que partiam para um trecho de canoagem. A equipe tinha que se juntar no PC8 e seguir de canoagem junta até o PC9.

No PC9/AT5, partiam para 10,5 Km de bike’n run até a barragem da represa de Morro Grande (PC10/AT6), onde encontravam novamente com as equipes de apoio e acontecia o primeiro corte da prova, às 8:30h de domingo. Cinco equipes passaram pelo primeiro corte: Rio Off Road (RJ), Trotamundo (MG), Mão de Pedra (RJ), Camelos (RJ) e 4COM (ES) e partiram para outro trecho de trekking, que terminava no PC12/AT7. As demais seguiam de bike’n run até o PC14, onde partiam de trekking direto para a chegada, na Pousada 3 Vales.

No PC12, as cinco equipes partiam novamente de montain bike, até o PC14/AT8, onde havia o segundo corte, às 12:30h. Rio Off Road, Trotamundo e Mão de Pedra, que passaram pelo corte, partiram para o último trecho de trekking, que incluía a passagem pelo PC15 (virtual), até uma ponte no Rio Bonito (PC16/AT9), onde encontravam com as equipes de apoio e pegavam as bicicletas para o último trecho de montain bike, que terminava no estacionamento da Pousada 3 Vales (PC17/AT10).

Na pousada, os atletas tinham ainda que cruzar à nado o lago, que terminava na linha de chegada. A primeira equipe a cruzar a chegada foi a Klimax Jornal do Brasil, que sofreu corte no PC10, às 8:50h. Em seguida, cruzaram a chegada a Rio Off Road, seguida pela Trotamundo e a Mão de Pedra. Não houve alteração nos resultados e as equipes foram classificadas, respectivamente, em 1o, 2o e 3o lugar.

A chegada da categoria Expedição teve direito à sprint na natação e mudança nos resultados. A primeira equipe a cruzar o pórtico de chegada foi a carioca Azimute Rio, 40 minutos à frente da segunda colocada, a Equipe Sem Noção, que garantiu o segundo lugar à nado, apenas dois minutos à frente da equipe Papaléguas. Os atletas da Expedição tinham o PC7 de bônus, que garantia 2h para as equipes que decidissem passar pelo ponto. A equipe Trilha e Cia garantiu o bônus e foi a vencedora. A equipe Azimute Rio foi penalizada por ter passado somente com um atleta no PC virtual e ficou em 4o lugar. Os segundos colocados foram, respectivamente, a Equipe Sem Noção e a Papaléguas Brasil.

Aventura – Após o “pesque-largue”, os atletas partiram para a natação no lago da Pousada 3 Vales. De lá, seguiam de trekking até o Retiro Espiritual São Pedro, onde plantavam mudas nativas e seguiam para o rapel no Morro Moçambique. Após o rapel, seguiam em montain bike/bike’n run até pegarem os caiaques, na entrada da Fazenda São Judas Tadeu, onde tinham que amarrar as bicicletas nos caiaques para levá-las até a igreja de Tristão Câmara. De lá, partiram para um trecho de montain bike com down hill, seguido de canioning. De volta à Pousada 3 Vales, os atletas também cruzaram a linha de chegada à nado. A vencedora foi a equipe Pathernon, de Vitória, seguida pela equipe Insanos, de Petrópolis, e Endurance Adventure Team, do Rio de Janeiro. Na categoria Aventura feminina, a vencedora foi a equipe Trilha e Cia, seguida pela Tatu do Bem.

A etapa Areal contou com o patrocínio da Try On e Prefeitura Municipal de Areal, co-patrocínio da Rio Climbing, através das marcas Aspen, Ferrino e Brunton, e apoio da Pousada 3 Vales, Bicicletas Amazonas, Camelos, Adventuremag, Webventure, Monte Castelo Idéias, Herbalife, Brasil Wild, Raid Rio, Federação Capixaba de Corrida de Aventura, Vr1 LanHouse, Trilha Carioca, Cruz Vermelha de Petrópolis, Wayna, Armadda Adventure, Supermercados Bramil e Posto Lider.

EXPEDIÇÃO-PRÓ (mista)
1º lugar – Rio Offroad (RJ) – 16:15h
2º lugar – Trotamundo (MG) – 16:25h
3º lugar – Mão-de-pedra (RJ/MG) – 17:47h
4º lugar – 4 Com (ES) – 17:45h (2º corte)
5º lugar – Camelos (RJ) – 19:22h (2º corte)
6º lugar – Klimax (RJ) – 15:27h (1º corte)
7º lugar – Ambientalitas Radicais / Rapa Nui (RJ) – 17:00h (1º corte)

EXPEDIÇÃO-PRÓ (masculina)
1º lugar – Ecoline / Kawan (MG) – 18:00h

EXPEDIÇÃO (mista)
1º lugar – Trilha & Cia (RJ) – 14:30h
2º lugar – Sem Noção (RJ) – 15:30h
3º lugar – Papa-léguas Brasil (RJ) – 15:32h
4º lugar – Azimute Rio (RJ) – 16:15h
5º lugar – Armadda Adventure (RJ) – 13:40h (corte)
6º lugar – Serra do Vulcão (RJ) – 19:05h (corte)

AVENTURA (masculina)
1º lugar – Phaternon (ES) – 06:27h
2º lugar – Insanos (RJ) – 06:28h
3º lugar – Endurance Adventure Team (RJ) – 06:29h
4º lugar – Karrancas (RJ) – 07:01h
5º lugar – O2 (RJ) – 07:05h
6º lugar – Armadda III (RJ) – 07:06h
7º lugar – Camelos 5 (RJ) – 07:08h
8º lugar – Índios Nativos (RJ) – 06:10h (corte)
9º lugar – Union (RJ) – 06:20h (corte)
10º lugar – Só Poeira – Special Bike (RJ) – 06:50h (corte)
11º lugar – Bradocks (RJ) – 07:00h (corte)
12º lugar – Celisa Administradora (RJ) – (corte)
13º lugar – CM Elias (RJ) – 07:07h (corte)
14º lugar – Start Adventure (RJ) – 07:08 (corte)
15º lugar – Union 2 (RJ) – 07:27 (corte)
16o lugar – Ondokoto (RJ) – 07:31h
17º lugar – Equipão Adventure (RJ) – 08:05h
18º lugar – Os Perdidos (RJ) – 08:55h
19º lugar – Tatu Cego I (RJ) – 08:57h
20º lugar – Tatu Cego II (RJ/ES) – 08:57h
21º lugar – Tatu Cego III (RJ) - 08:57h

AVENTURA (mista)
1o lugar – Trilha & Cia (RJ) – 07:55h
2º lugar – Tatu do Bem (RJ) – 08:39h

Obs: Os tempos acima já estão corrigidos com bônus e penalizações sofridas pelas equipes.

Mais informações: www.cariocadventure.com.br

Redação
Por Redação
30 Mai 2006 - 10h00 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais