Relato de Andre Horta na primeira etapa do Radical Trekking

Por Andre Senna Horta - 06 Jun 2006 - 22h29

O Radical Trekking é uma prova organizada pela Planeta Aventuras e consiste em um percurso de aproximadamente 12km, no qual o competidor deverá passar por pontos demarcados em um mapa no menor tempo possível. Nesta modalidade a ordem cronológica dos pontos de controle não é importante, o que a torna bem interessante, pois cada equipe adota uma estratégia diferente e você só vai saber a colocação no portal de chegada.

A primeira etapa de 2006 foi realizada no domingo, 06 de junho de 2006. A manhã estava bastante fria e os competidores tiveram que ser ágeis para pegar o mapa as 8 horas, marcar o percurso e estabelecer a melhor estratégia até as 9 horas, horário da largada.

Assim que a sirene tocou já se notou que as estratégias estavam bastante diferentes. Muitas equipes deixaram para percorrer a Serra do Curral no final.
Nossa dupla, formada pela Ana Thereza e André, optou por iniciar pela Serra. A trilha que leva à crista é bastante acidentada. Em alguns pontos a organização optou por colocar cordas e escadas como medida de segurança.

No alto da Serra pudemos observar um visual maravilhoso. De um lado a cidade com seus prédios espalhando-se por uma área gigantesca. Do outro víamos uma paisagem de contrastes, com vegetação preservada e mineradoras explorando o minério de ferro. Ao longo da crista passamos por vários PC’s. Outras equipes vinham em direção oposta, resultado de estratégia distinta da nossa.

No início da descida da Serra do Curral juntamos com a única equipe feminina da prova, a BIJU, formada pelas companheiras Bita e Juliana Franqueira. A partir daí éramos praticamente um quarteto.

No final da descida uma cena bastante curiosa. Estávamos eu e a Bita olhando o mapa um pouco afastado da Ana e da Ju. Quando nos aproximamos vimos a Ju literalmente agarrada no alto de uma cerca de tela, sem ter como ir ou voltar. Pena não haver uma máquina fotográfica, pois ficaria muito bem no site de nossa equipe.

Após este incidente, passamos pela Praça dos Amores e descemos sem freio toda a avenida Agulhas Negras até chegar na entrada norte do Parque das Mangabeiras, onde haveria o PC 5.

A partir daí toma-se subida. Chegamos ao PC 1, que ficava próximo à largada. Para buscar os dois PC’s que faltavam, o 3 e o 4, tivemos que passar muito próximo do pórtico de chegada. Neste momento já chegavam as primeiras equipes masculinas e solo.

Demoramos alguns minutos até nos orientar e pegar a trilha que levaria ao PC 4. A partir daí a correria só aumentou, subindo e descendo ladeira de calçamento de pedra sob uma densa vegetação.

A chegada foi em grande estilo com as duas equipes passando pelo portal abraçadas.

O resultado também foi bastante comemorado pelas duas equipes. A Minas Explorer/By Japão conquistou o 5º lugar na categoria mista, a apenas oito minutos do terceiro colocado. A equipe BIJU ficou com a primeira colocação na categoria feminina.

Gostaria de parabenizar a toda a organização, que mostrou competência ao conciliar segurança e aventura em uma prova.

Gostaria de agradecer também aos nossos patrocinadores By Japão e Tripp Aventuras, por estarem sempre nos apoiando para que possamos participar das principais provas de aventura.

André Senna Horta
Equipe Minas Explorer – By Japão

Andre Senna Horta
Por Andre Senna Horta
06 Jun 2006 - 22h29 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais