O desafio era solo, porém o destaque da Gaia Adventure Race, que rolou neste domingo (17/07) em Igaratá (SP), foi a equipe SOS Mata Atlânica.
» Relato: Zolino » Site oficial |
Marcelo "Macuco" Magnanini, Fabinho Batista e Márcio Franco, fizeram uma prova estratégica e correram juntos praticamente todo o percurso. Resultado: 1a., 2a. e 3a. colocação, respectivamente, e a constatação de que mais uma equipe de ponta nasceu no país.
Da praça central da cidade, os atletas partiram para um trecho longo de bike: muita subida em estrada de terra, com direito a pedras soltas e push bike para os menos técnicos, seguidos de deliciosos (e perigosos) downhills de recompensa.
Já nesta primeira perna, no pequeno pelotão de elite liderado pelo trio da SOS, lá estava ela: Pedalando forte, sem dar chance para muito "barbudo", Silvia "Shubi" Guimarães mostrava por que é considerada uma das corredoras mais fortes do país. Confesso que apesar de saber que foi o tempo que as mulheres eram consideradas mais fracas nas provas de aventura, fiquei muito orgulhosa de ver uma mulher correndo de igual para igual com os homens e detalhe: em uma prova rápida, onde a força física faz toda diferença.
No PC03 as bikes eram encostadas e os atletas saíam para um trecho de trekking curto, porém com mais dificuldade de navegação. A organização da prova marcou pontos no mapa, como PC virtuais. A diferença é que ao invés de ler frases ou identificar cores, os atletas deveriam perfurar um cartão que havia sido entregue junto com os mapas. Vi muito atleta andando de um lado para o outro em busca dos tais pontos e esse momento foi decisivo para definição de algumas colocações. Em uma prova rápida, com 42 km de percurso, qualquer minuto perdido na navegação pode ser a diferença de estar entre os 10 primeiros na linha de chegada.
Depois de perfurados os 5 primeiros pontos, uma pequena travessia de natação e o começo do primeiro trecho de remo, que ligava os PC04 e 05. Chegando na Marina de Águas de Igaratá, os "solistas" deixavam o kaiak para a seção de técnicas verticais: uma tirolesa tranquila até o PC07.
Neste ponto da prova, Márcio Franco liderava, seguido de Fabinho e em terceiro... ela novamente... Shubi dando trabalho para os garotos!
Quem foi hábil, economizou energia...
No PC07 um teste esperava os competidores: um tiro ao alvo! Quem acertasse na mosca, ganhava o direito de curtir uma tirolesa de volta à Marina e, consequentemente, economizar tempo e energia. Alguns não acertaram e de longe pude assistir o castigo: a subida de uma bela pirambeira.
De volta aos kaiaks, mais remos até o PC08 e de lá um trekking mais puxado e mais 3 PCs virtuais para marcar no cartão. No PC09 a alegria de ver novamente as bikes, era seguida de um pedal em estrada de terra, sem problema de navegação, até a chegada.
Fiquei surpresa de ver Márcio Franco, que liderou praticamente o tempo todo, chegar 6 minutos atrás do Macuco. De qualquer forma, a diferença dos 10 primeiros colocados foi de menos de 20 minutos.
Na categoria feminina, Shubi chegou em primeiro (ficou em 9o. no geral!), seguida por Gabriela Carvalho (27o. no geral). As duas vão travar uma bela batalha na 3a. e última etapa, já que cada uma possui uma vitória e um segundo lugar no circuito.
Parabéns ao André Iervolino, organizador do evento, pela coragem de produzir o primeiro circuito solo do Brasil. Dia 3 de setembro, o circuito Gaia Adventure Race encerra a edição de 2006 em Ilha Bela. Ainda tenho pouco mais de 1 mês para aprender a navegar... e você também!
1o. - Marcelo "Macuco" Magnanini - às 13h14m
2o. - Fabinho Batista - 13h18m
3o. - Márcio Franco - às 13h20m
Jaqueline Pedreira é diretora de conteúdo do site Aventure-se (www.aventure-se.com.br), portal de esportes de aventura do iG e gerente de produto do portal de esportes Lancenet! (www.lancenet.com.br). Como é uma corredora de aventura "perdida" no mapa, não pôde participar da Gaia como atleta.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website