Saiba como foi a quarta etapa do Circuito Potiguar - Expedição Carcará

Por Redação - 19 Jul 2006 - 09h46

O município de Martins, localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte distante 370km de Natal, a 745 metros de altitude, recebeu de sexta-feira (14) até domingo (16), a IV Etapa do CPCA 2006 e 13º edição da Expedição Carcará, juntamente com a terceira edição do Festival de Gastronomia e Cultura de Martins. O sabor da boa mesa, os esportes radicais, a arte e a cultura potiguar, o artesanato típico e a formação profissional foram alguns dos ingredientes servidos nesta edição do festival. O evento é gratuito, com shows de qualidade para o público, cursos e muita animação.

A expedição Carcará foi dividida em 03 categorias:

• Expedição – (100km) nas modalidades de trekking, Mtb, travessia a nado, caverna, rappel, ascenção, canoagem e orientação com bússola;
• Aventura – (50km) nas modalidades de trekking, Mtb, travessia a nado e orientação com bússola;
• Mini – Aventura – (9km) na modalidade de trekking com planilha.

A largada da Categoria Expedição foi dada às 22:40h da sexta feira após a abertura oficial do evento. As equipes oriundas dos estados do RN, PE, PB e CE, largaram na modalidade de trekking em direção aos 04 primeiros PCs com um distância total de 17km.

No PC 05 encontraram o primeiro AT onde partiram para a modalidade de MTB. As 03 primeiras colocações eram divididas pelas equipes Bike Sport / Os Potiguares, Tapuias / Platinum e Cangaceiros. Na modalidade de MTB a técnica contou muito, devido ao terreno com muita erosão e por ter sido à noite.

No PC 07, passaram para a modalidade de travessia a nado e canoagem, onde a equipe era dividida para realizar estas duas modalidades. O retorno de bike para o PC 12, que ficava em Martins, foi o mais desgastante. As equipes tiveram que enfrentar 16 km de subida muito difícil conhecida como a ‘13’. Neste percurso, várias equipes desistiram por motivos de cansaço e/ou quebra de equipamentos. As cinco equipes que conseguiram chegar a esse PC, passando pelo ponto de corte, partiram de trekking agora em direção ao último PC, o de nº 13, localizado na Casa de Pedra, onde realizaram as modalidades de Caverna, rapel, ascensão e via ferrata.

Agora em direção a chegada em Martins, as equipes subiram toda a serra por um trilha conhecida por Trilha da casa de pedra que tem seu final no Mirante de Martins (deste é possível visualizar 19 municípios ), a equipe Bike Sport / Os Potiguares (RN) completou a prova às 15:00h do sábado, a equipe Tapuia/Platinum (RN) em segundo lugar, Cangaceiros (CE) em terceiro lugar, Bike Aventura / Terra do Sol (RN) em quarto lugar e Ciclone (CE) em quinto. A última equipe a cruzar a linha de chegada passou às 21:00h do sábado, apenas cinco equipes completaram prova, considerada a mais dura do ano.

As categorias Aventura e Mini-Aventura largaram juntas às 08:00h do sábado. As duas categorias realizaram juntas um treking de 9 km, orientados por planilha de navegação, onde tiveram que enfrentar trilhas com subidas e descidas por entre as Serras, passando por três PC’s. A chegada da categoria Mini Aventura aconteceu na praça central de Martins e as duplas OBG, Teto de Estrelas e Rapanui foram às três primeiras colocadas, respectivamente. Para a categoria Aventura, ao chegar na Praça (PC 04), partiram de bike para uma perna de 18 km até o açude Corredor, onde realizaram uma travessia a nado de 1,0 km. Depois partiram em direção ao PC 06 (Virtual) e completaram a prova, chegando novamente na praça central da cidade de Martins. A equipe Rapanui/ZN Adventure completou a prova em 1º lugar, seguida das equipes Tsunami do Sertão e Ei, Tá Perto?

Agradecemos aos nossos patrocinadores: Bike Sport e Acadaemia Athlética, ao apoio da Prefeitura de Martins e Lucrécia, e Transportes Trampolim da Vitória.

Mais informações: www.expedicaocarcara.com.br

Redação
Por Redação
19 Jul 2006 - 09h46 | nordeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais