Acima dos 300 metros de altura. A segunda etapa do Circuito Try On Adventure Meeting contou com a participação de cerca de 300 atletas, divididos entre as categorias Mini-Aventura e Expedição, nas subidas e descidas da região de Serra de São Bento, a 115Km de Natal. Para aumentar ainda a altitude, um helicóptero decolou e registrou as imagens do evento, das alturas. "Foi uma coisa de arrepiar. Eu queria que espontaneamente um atleta falasse o que eu estou sentindo. É de chorar, ver a largada sendo acompanhada por um helicóptero e haver essa integração entre os atletas de fora e o povo da cidade", comentou Sandra Melo, da organização da prova, minutos após a largada.
Após 40Km de prova, 10Km de trekking e 30Km de bike, a equipe Tapuias foi a campeã da categoria Expedição Quarteto Misto, na qual as duplas pontuam no ranking da Try On e concorrem ao título estadual e a chance de competir na final nacional. A equipe vencedora é formada por Luís Fernando Fregne, Gilmara Gomes Assis, Karim Salha e Marcelo Monteiro.
Em segundo lugar ficaram Os Potiguares, de Eduardo Luís Siqueira, Inês Lagreca de Paiva Barbosa, Cledílson Alves e Cecílio Francisco Barbosa Neto, que venceram a primeira etapa do Circuito. E em terceiro, a equipe Planeta Aventura Signo, de Almério Marra Júnior, Juliana Bezerra Torres, Wagner Wanderley Lacerda e Leonardo Cartaxo Trigueiro.
Na categoria Mini-Aventura, que correspondeu aos 10 Km de trekking, a equipe campeã foi a Tigre da Serra, composta pelos jovens Eliel Batista e Paulo Sérgio da Silva, moradores da região. Em segundo lugar ficou a dupla 50 Graus, de Giambattista Ferreira Santos e Marcos Barbosa, seguidos por Us Nunka Ganha, Felipe Eduardo de Medeiros e Iuri Barbalho da Silva, que ficaram em terceiro.
A concentração começou logo às 8h da manhã na arena principal do Festival de Inverno de Serra de São Bento. A largada foi realizada ao meio-dia com a presença de atletas da região, do RN, além de representantes da Paraíba, e até de São Paulo. O clima ameno, as chuvas repentinas e as belezas naturais da região contribuíram ainda mais para o sucesso do evento.
Como todas as etapas da Try On, essa prova foi elaborada tanto para os experientes, quanto para os iniciantes no esporte. Quem lutava pela liderança do ranking do Circuito enfrentou 40 quilômetros de desafios, mas quem participou apenas da categoria Mini Aventura percorreu 10Km de trekking dentro da Fazenda Floresta, passando pela Pedra do Eco, Loca das Almas e trilha do "Mané Mago" e do Carrapicho. "É de apaixonar essas trilhas. Foi um domingo especial para mim e meus amigos", disse o atleta de Parnamirim, Rodrigo Bezerra, que competiu pela primeira vez.
O segundo trecho, de mountain bike, teve 30 quilômetros de descidas e subidas em direção ao rio Calabouço, divisa do RN com a Paraíba, Vale das Estrelas, Pedra Pendurada, Pedra Dinossauro, Alto do Pitão, até o último trecho da Ladeira Assassina. A participação da população local foi algo marcante durante o evento. Muitos jovens e adultos da cidade trabalharam na prova como PC's (Postos de Controle) e outros tantos participaram da competição e interagiram com os atletas do Rio Grande do Norte e equipes de outros estados como Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Mesmo sem nenhuma experiência em provas de corrida de aventura, alguns se destacaram, chegando entre os primeiros colocados.
"Destaco o exemplo de garra e perseverança dos competidores locais, que disputaram a prova com suas bicicletas de Barra Forte ou Circular lado a lado das mountain bikes dos atletas profissionais", reforçou Ronaldo Bueno, organizador da prova. Apesar da temperatura amena, em torno dos 20 graus, o que dificultou a vida dos atletas foram as variações de altitude. Os participantes tiveram que ter muito fôlego e, principalmente, força nas pernas para enfrentar tantas ladeiras de bicicleta. Mas as belas paisagens compensavam o esforço, afirmavam os cerca de 300 atletas na chegada.
Entre os participantes locais, destaque para a dupla Giovani Silva e Fabiano Maia, que fizeram toda a prova. "Todo o ano se tiver, com certeza eu irei. Adorei e vamos terminar", disse Giovani, 13 anos. A terceira e última etapa Potiguar do Circuito Try On Adventure Meeting acontecerá em novembro. O local ainda não foi definido. A equipe campeã do Rio Grande do Norte participará da final Nacional, que acontecerá entre fevereiro e março do próximo ano e concorrerá a um prêmio de R$ 20 mil, e o patrocínio para o próximo ano. O segundo colocado fica com R$10 mil.
"A cidade de Serra de São Bento está agradecida e muito empolgada, com tudo isso que o Circuito Try On nos proporcionou", disse o prefeito de Serra de São Bento, Chico de Erasmo.
Mais informações: www.adventuremania.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website