Foram 61 atletas reunidos em um belo domingo de sol para um evento inédito no calendário baiano de corridas de aventura. A Paletada Adventure Solo colocou a prova todas as habilidades individuais dos participantes, em uma prova que teve seu percurso dividido em 3 categorias (Masculino Elite, Masculino Expedição e Feminina). Os terrenos foram variados e os aventureiros tiveram em seu caminho dunas, estradas de terra grandes áreas inundadas, rios e um relevo variado, tudo isso formando um cenário belíssimo para um grande domingo de diversão e aventura.
» Relato: Roberta Cardoso » Relato: Pedro Martins » Site oficial |
A largada ocorreu nas areias da praia de Jauá, em quatro baterias que dividiram os atletas logo no início do trajeto. A modalidade de trekking foi a escolhida para a largada em um trecho de 10 km onde, além das dunas, os atletas tiveram que escolher os melhores caminhos em uma área alagada que dividia o PC 2 e o PC 3.
Neste momento a coragem e atitude aliadas às técnicas de navegação destacaram os melhores atletas, que partiram para a primeira transição no PC 5 onde tiveram acessos às bikes. A partir do PC 5 cada categoria seguiu uma seqüência distinta de PCs mas que tiveram em comum muita navegação e um trecho de muitos desníveis, o que tornou o moutain bike o momento mais emocionante da prova.
Na categoria elite masculina, as decisões de navegação foram cruciais para o melhor desempenho, pois no mapa existiam todas as trilhas e caminhos possíveis, o que permitiu aos melhores navegadores tomarem atalhos tornando a progressão mais rápida.
Na categoria feminina o destaque da prova ficou em um trecho de rappel e ascensão por cordas, onde em um píer na beira do mar, as meninas tiveram que mostrar habilidade e força após cerca de 4 horas de prova.
A prova terminou em grande estilo. Nos últimos metros da competição um rio separava a última área de transição da linha de chegada, grandes confrontos foram travados neste trecho, a exemplo da categoria Elite Masculino que entre o campeão da competição Pedro Martins (tempo de prova 5:27:00) e o segundo colocado Ricardo Bukaliu (tempo de prova 5:27:40) o tempo de prova teve uma diferença de apenas 40 segundos. Na categoria feminina quem faturou foi Roberta Carvalho (tempo de prova 4:55) e na categoria masculina expedição Carlos Pugliese (tempo de prova 6:27).
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website