Relato e resultado final da primeira edição do Carioca Adventure

Por Wladimir Togumi - 21 Nov 2002 - 15h11

No dia 10 de novembro aconteceu a primeira edição do Carioca Adventure, corrida de aventura com duração de 1 dia em que os participantes enfrentaram as modalidades de orientação, trekking, mountain bike, técnicas verticais, costeira e natação. Segue abaixo o relato da prova:

Às 7:20 h do dia 10 de novembro, sob um verdadeiro céu de brigadeiro, um total de 18 equipes, com atletas do Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis e São Paulo, largou da praia de Grumari para a primeira etapa da Carioca Adventure. A equipe Os Três Patetas fez juz ao nome e só chegou ao local da largada no momento em que a prova iniciou, largando com um atraso de pelo menos 20 minutos.


Largada na praia de Grumari
foto: Bruno Marques

A maioria das equipes optou por fazer o primeiro trecho da prova (até o PC2) de mountain bike. O forte desnível (400 m) e declividade desse primeiro trecho intimidou algumas equipes, que optaram por seguir a pé. Às 07:36 a equipe Rio Off Road passou pelo PC 1 já desclassificada por ter feito esse primeiro trecho pelo asfalto. Cinco minutos depois a equipe Avataris/Bike Show, dos experientes Pietro Carlo e César Marassi, passou pelo PC1, seguida imediatamente pelas equipes Hippie e Expedições Amigos do Pedal.

Apesar de distar apenas 2 km da largada, esse trecho representou problemas para equipes menos experientes. A trilha era pouco distinta e a opção de seguir fora da trilha beirando o brejo exigia um conhecimento básico de orientação. Várias equipes levaram mais de uma hora para atingir esse PC e a equipe Os Três Patetas só chegou às 09:30 h.

Nesse trecho, um enxame de maribondos atacou atletas de várias equipes. O integrante da equipe Xavantes, André Sá, apresentou forte reação alérgica, o que acabou comprometendo o rendimento da equipe durante toda a prova. Após o PC 1 os atletas enfrentaram uma subida muito íngreme, que obrigou a maioria a empurrar as bicicletas grande parte do tempo. Na virada do morro, muitas equipes erraram na navegação e acabaram descendo uma pirambeira impedalável até Piabas, na Estrada do Pontal.

Três equipes, no entanto, acabaram fazendo o mesmo percurso por terem sido impossibilitadas por um morador local de passar pelo caminho correto. No alto do Morro de Santo Antônio da Bica, a estrada de terra dava lugar a trilhas, onde algumas equipes também perderam tempo procurando o caminho certo. O esforço da subida foi compensado por um downhill em um single track com um visual alucinante da Restinga da Marambaia e do manguezal de Sepetiba.


Equipes tiveram que montar a embarcação
foto: Bruno Marques

A equipe Rio Off Road permaneceu na frente até a chegada ao PC 2. Cerca de 20 minutos após, chegou a equipe Avataris/Bike Show seguida das meninas da Cariocas da Lama de Batom. O atleta Emanuel da equipe Elementais levou um tombo e chegou ao PC 2 com suspeita de ter quebrado uma costela, mas descartou a recomendação da organização de ser atendido no Corpo de Bombeiros. Logo depois, a equipe resolveu interromper a sua participação na prova. As equipes seguiram para o PC 3 com apenas uma bicicleta para os três atletas.

No PC 3, eles receberam três câmaras de caminhão cheias, 20 m de corda e dois remos. Cada equipe improvisou sua embarcação (jangabóia) para se deslocar nos meandros do manguezal até a prainha na Barra de Guaratiba. Essa etapa reservou boas risadas às pessoas que assistiam a prova e mesmo aos atletas, que mal conseguiam se manter sobre as bóias, quanto mais remar. Com maré contrária, as equipes pelejaram para ultrapassar os 3 km que separavam os dois PCs.

Entre os PC 4 e PC 5, as equipes tiveram de seguir pelo costão rochoso, areia da praia e nadar até atingir a praia do canto. O mar agitado inviabilizou a realização das duas etapas de mergulho (PC 6 e 9). Além disso, a descaracterização recente das trilhas nos arredores do PC 7 também levou ao seu cancelamento. Dessa forma, os atletas seguiram direto para o PC 8 passando pelas famosas praias virgens do Perigoso e do Meio. A equipe Rio Off Road permanecia na frente, seguida de perto pelas equipes Avataris/Bike Show, Millenium, Cariocas da Lama de Batom, The Hunter's e Expedições Amigos do Pedal. Nesse momento, o sol do meio da tarde castigava os atletas, que em muitos casos já apresentavam sinais visíveis de desgaste e desidratação.

A navegação mais complexa desse trecho e a falta de água tornaram essa etapa a mais árdua de toda a prova. A equipe Rio Off Road acompanhada da Expedições Amigos do Pedal conseguiu abrir vantagem neste trecho, chegando com relativa facilidade ao PC 8 (pista de vôo livre), de onde puderam contemplar um visual espetacular de toda a praia de Grumari. No PC 10, pegaram novamente as bicicletas com destino a Ponta do Picão. Após um pequeno trecho de "mula-bike", os atletas puderam se deleitar em um belíssimo single track cruzando o Morro de Guaratiba, com vistas para as belas praias e manguezais da região. Enquanto isso, a maioria das equipes pelejava para atingir o PC 8. Muita desorientação levou os atletas a um grande desgaste no sobe e desce da procura do caminho certo. Nessa hora, alguns atletas já se desesperavam com a possibilidade de passar a noite no mato, enquanto a desidratação já vitimava outros.

As meninas da Cariocas da Lama de Batom tomaram a dianteira e lideraram uma verdadeira tropa morro abaixo em um vara-mato de mais de uma hora. Praticamente rastejando, os atletas rasgaram a mata densa e espinhenta das encostas do Morro São João da Mantiqueira. Em um local próximo dali, as equipes Hippie e Extremus aventuravam-se em uma missão semelhante até que atingissem o brejão na ponta da Praia de Grumari. Devido ao grande desgaste das equipes, a organização orientou as equipes a seguirem de bicicleta direto do PC 10 para a chegada.

No PC 11, as equipes Expedições Amigos do Pedal e Rio Off Road realizaram um rapel de 20 m em uma bela fenda na rocha sobre o mar na Ponta do Picão e seguiram empatadas de bicicleta até a chegada. A equipe Rápidos e Rasteiros também passou pelo PC 11 e foi a primeira equipe mista a cruzar a linha de chegada. A equipe Os 4 elementos encarou um trecho menor da prova, terminando a prova como os primeiros colocados na categoria Aventura.

Com o evento foram arrecadados cerca de 50 kg de alimentos que foram doados à comunidade local e à Fraternidade Espírita de Barra de Guaratiba.


CLASSIFICAÇÃO FINAL

Categoria Expedição:
1º lugar - Rápidos e Rasteiros (cat. mista)
2º lugar - Hippie (cat. mista)
3º lugar - Expedições Amigos do Pedal (cat. masc.)
4º lugar - Cariocas da Lama de Baton (cat. fem.)
5º lugar - K3 (cat. masc.)
6º lugar - Extremus (cat. masc.)
7º lugar - Quase Lá (incompleta)

Categoria Aventura
1º lugar - 4 Elementos (cat.masc.)
2° Lugar - Os 3 Patetas (cat. masc)

Obs: as seguintes equipes, todas mistas, não completaram a prova: Avataris/Bike Show, Shadow, Millenium, Elementais, Nuuk, Rápidos e Rasteiros II, The Hunter's e Oriente.

Para informações sobre as próximas etapas e galeria de fotos, visite o endereço www.cariocadventure.hpg.com.br

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
21 Nov 2002 - 15h11 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais