Mangue, navegação difícil e muitas horas perdidas foram o que as equipes participantes enfrentaram na segunda etapa da Expedição Chauás 2006, realizada nos dias 05 e 06 de agosto na Ilha do Cardoso, litoral sul de São Paulo. O visual da região compensou um pouco o sofrimento e até São Pedro ajudou, brindando os participantes com um dia de muito sol e calor.
» Relato: João Bandeira (Tatus) » Site oficial |
A aventura começou na manhã de sábado. Todos os participantes, staff da prova, bicicletas, malas e caixas de equipamentos saíram de Cananéia em três escunas em direção à Ilha do Cardoso. Foram aproximadamente 3 horas de viagem até a base da competição, tempo que foi aproveitado para a checagem de equipamento obrigatório pela organização e estudo do mapa e percurso pelos atletas.
Chegando na Ilha do Cardoso os atletas desembarcaram e tiveram um pouco de tempo para deixar os pertences nas pousadas e voltar para um rápido briefing antes da largada. Explicações dadas e últimas dúvidas tiradas, os atletas partiram para um curto trekking antes de pegar os ducks para a primeira perna de canoagem.
A prova foi bastante dura e exigente fisica e técnicamente. A navegação foi bastante exigida e todas as equipes se perderam nos trechos de trekking. A liderança na primeira perna de canoagem estava com a equipe Try On Landscape, a primeira a deixar as embarcações e começar o trekking. A poucos metros do posto de controle a terra firme deixava de ser opção e o caminho a ser seguido era pelo mangue.
A Curtlo Lobo Guará se deu melhor e passou a liderar a competição, sendo a primeira a voltar para os ducks e remar em direção ao continente para um dos trechos mais difíceis da prova. Apesar de entrarem na trilha com no final da tarde, a mata fechada tornava tudo escuro e as diversas bifurcações que não constavam no mapa dificultava a orientação. A equipe tinha uma vantagem de aproximadamente 20 minutos sobre a segunda colocada, a Tatus, seguida da Try Landscape e Selva Aventura, que se saiu melhor na orientação e foi a primeira a voltar para pegar suas bicicletas, posição que manteve até o final da prova.
Apenas quatro equipes (Selva, Try On Landscape, Tatus e Competition Aroeira) fizeram o percurso completo. Sete equipes foram cortadas no final do trekking e seguiram remando para a chegada, sem fazer uma etapa de mountain bike, mais duas de trekking e outra de canoagem.
A Try On Landscape e a Tatus travaram um disputa pela segunda colocação até o final da competição, chegando com diferença de apenas um minuto uma da outra.
Classificação Final
1 - Selva NSK Kailash
2 - Try On Landscape
3 - Tatus
4 - Competition Aroeira
Mais informações: www.chauas.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website